PETS: dica pra manter o GRAMADO sem XIXI

14 de setembro de 2022 14 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Começar um jardim ou uma horta pode parecer um desafio, principalmente para quem nunca teve experiência em plantio. Mas, cultivar plantas ou alimentos pode ser muito mais simples do que parece, se você seguir algumas dicas de quem já tem experiência.
  1. Plante coisas da estação

Antes de iniciar o plantio, atente às condições da estação e veja quais são as plantas ou alimentos mais apropriados para esta época. Um cultivo bem-sucedido envolve conhecer as sementes e entender o que elas precisam para se desenvolver adequadamente. Lembre-se que cada região tem suas particularidades, então gaste um tempo pesquisando o que melhor se adapta à sua área e quais períodos do ano são os mais indicados para o plantio.
  1. Use substratos de qualidade

Antes de escolher qual substrato você vai comprar, analise quais são os nutrientes que ele possui. Não opte apenas pelo mais barato. As plantas precisam de um solo nutritivo para se desenvolverem, principalmente quando são cultivadas em vasos, caixas ou em qualquer outro recipiente.
  1. Pesquise qual deve ser o manuseio adequado para o seu plantio

Quando falamos em cultivar alimentos, cada um tem suas particularidades. É muito importante conhece-las, para garantir que eles serão produtivos sempre. Portanto, quando escolher o que plantar, veja também quais serão os cuidados no futuro. Por exemplo: cenoura e feijão são sensíveis a perturbações nas raízes, portanto, não devem ser plantadas em vasos e depois transplantadas para outro solo. Já o tomate pode ser cultivado em vasos e depois transportado para espaços maiores.
- Publicidade -
  1. Saiba do que a sua planta gosta

Algumas plantas gostam de passar longos períodos no sol, enquanto outras se desenvolvem melhor à sombra. Os tomates vão muito bem com o sol, mas o alface, agrião, espinafre e muitos outros precisam de uma sombrinha.
  1. Forneça a quantidade certa de água

Assim como o sol, a quantidade de água é determinante para garantir o desenvolvimento das plantas. A maior parte delas não gostam de solo seco, mas nem todas gostam de muita água. A chave para o sucesso é manter uma rela regular. O simples toque na terra já dá para perceber se ela está seca ou úmida. O ideal é mantê-la sempre úmida, mas, lembre-se: pode ser que a sua espécie goste mais de água, por isso, sempre pesquise as condições ideais antes de qualquer decisão.
v
  1. Comece com plantas fáceis de lidar

As ervas são ideais para quem está começando a plantar e ainda não tem experiência em lidar com a terra. Elas se desenvolvem com facilidade, são extremamente úteis e vão te ajudar a ganhar confiança para investir em alimentos que precisam de cuidados mais específicos. Algumas sugestões são: alecrim, manjericão, orégano e cheiro-verde.
  1. Não desanime com os erros

Cultivar alimentos também tem momentos complicados. Nem sempre, mesmo com todos os esforços, as coisas não sairão como planejado. Até mesmo os agricultores experientes são surpreendidos na hora da colheita. Plantar também é um jogo de erros e acertos, até que tudo se acerte. Portanto, não desanime diante de uma experiência ruim. Sempre existe a possibilidade de aprender algo e tentar novamente, até com outras coisas.
  1. Nem tudo é culpa sua

Não ache que quando uma planta morre você é o culpado. Além de fazer parte do ciclo, existem inúmeros fatores que contribuem para o bom desenvolvimento ou morte de uma planta. Nem tudo está sob seu próprio controle.
  1. Troque experiências e converse com outras pessoas

Quem gosta de plantar, normalmente gosta de compartilhar experiências e histórias sobre isso. Aproveite essas oportunidades para aprender e entender melhor como funciona o universo das plantas. Não tenha medo de perguntar. Uma boa dica para quem usa o Facebook é participar do grupo dos Hortelões Urbanos. São mais de 55 mil pessoas de todo o Brasil compartilhando suas experiências e conhecimento.
  1. Aprenda com os seus erros e não tenha medo de falhar

O melhor jeito de aprender é fazendo. Não tenha medo de tentar e nem de pedir ajuda quando necessário. Ao longo do tempo você perceberá que o caminho do conhecimento é cheio de testes e erros, são eles que nos ajudam a aprender e entender melhor como as coisas funcionam. Isso vale para a jardinagem e para a vida.

filhotes golden retriever para comprarProcurando um Golden Retriever?

Estamos há mais 10 anos trabalhando nas melhores matrizes genéticas da raça. Todos nossos cães tem certificação e pedigree e as melhores características da raça. Clique saiba mais.






Inscreva-se na LISTA DE ESPERA da Turma de Primavera da Universidade Minhas Plantas:
https://universidademinhasplantas.com.br/cadastro/?utm_source=ytccvtppl1

Quem convive com pets e plantas já passou por isso: xixi no gramado, folhas mordidas e canteiro ou vaso remexido por patinhas incansáveis e focinhos curiosos. Dá pra viver com esses dois serezinhos numa boa, tanto o de folhas quanto os de pelos. Nossa jardineira Carol Costa bateu um papo delicioso com Alexandre Rossi, zootecnista e especialista em comportamento animal, e, claro, ambos acompanhados pela Estopinha e o Bartô.

Cães, gatos e outros pets nascem sabendo lidar com plantas – do jeitinho deles, claro! Como não possui mãos, o peludo experimenta e testa uma nova planta com a boca e o focinho. Em outros casos, é comum o animal usar o jardim como banheiro, seja pra demarcar o local, seja porque é bem mais confortável fazer o xixi na grama e evitar respingos nas patinhas. Por comportamentos assim, alguns pais e mães de pets acabam num dilema: proíbo meu querido pet de acessar o jardim ou, evito ter plantas dentro de casa e no quintal? A solução é entender os clorofilados e os animaizinhos e usar alguns truques espertos.

Xixi no gramado pode queimar as folhas. Se for algo esporádico, uma mangueira ou regador e um pouco de água resolvem o problema. Alguns cães fazem xixi pra demarcar o seu território e, são vários pit-stops, quase como um conta-gotas. Em outros casos, é pra se aliviar mesmo e todo o xixi é feito numa única abaixada ou levantada de perna. Pra evitar que plantas recebam toda essa descarga, defina um local confortável pro seu pet esvaziar a bexiga, usando pedrinhas pra que a urina escoe pro solo. Nossa louca das plantas sugeriu seixos de rio, aquelas que possuem as bordas arredondadas e, Alexandre Rossi indica ainda evitar areia ou pedras muito pequenas, pra não machucar os coxins dos cães e evitar que se enrosque nos pelos – o aspirador e a máquina de tosa terão menos trabalho. Cada vez que o seu doguinho usar o novo toalete, recompense ele com muita festa e um petisco. Em alguns dias, ele nem se lembrará do gramado.

Se o problema for mais, digamos, sólido, tem dica também. Gatos adoram enterrar seu número dois e costumam fazer isso em suas caixas de areia. Quem é gateiro sabe que, assim que a caixa está cheia, o bichano vai procurar outro local pra fazer cocô, já que não gostam do cheiro e evitam colocar a patinha em material descartado no dia anterior. Esse é o truque que funciona também pra cães e gatos que adoram cavar a terra recém plantada: use um pouquinho do cocô do próprio bicho e, enterre superficialmente. Tanto o cachorro quanto o gato irão inspecionar a nova planta e, ao sentir o cheiro de cocô no local, o interesse desaparece rapidinho. Só evite usar esse truque se você cultiva plantas pra consumo, como hortaliças e temperos. Melhor não misturar fezes de animais domésticos com alimentos mas, no jardim, tá liberado – sem exageros!

Comer plantas é outro comportamento super normal dos animais, e, como comentado pelo Dr. Pet, não só de herbívoros. Animais carnívoros também gostam de dar uma passadinha no buffet de saladas e experimentar algumas folhas tenras. Quem já viu um cão ou gato mordiscando grama, sabe bem como este é um comportamento normal. Pra evitar que aquela espécie que acabou de chegar do garden center seja o cardápio do dia, ofereça uma planta mais apetitosa, menos estimada por você e bem mais segura pro seu pet ingerir do que suas begônias ou antúrios. Carol recomenda plantar grãos, como o de milho de pipoca, em vasinhos e, assim que eles começam a ter aquela carinha de grama, colocá-los num local acessível pra cães e gatos. Alexandre ainda comenta que esse interesse dos animais domésticos pelos matinhos é maior no início.

Quer aprender mais truques pra manter pets e jardim em harmonia? Tem muito mais no Casa Cheia de Verde, o evento que acontecerá entre os dias 22 e 26 de setembro – serão cinco dias repletos de dicas pra paisagismo, onde Carol Costa mostra como aproveitar cada pedacinho da sua casa e transformar num oásis verde. Um dos convidados é o Alexandre Rossi. Link pra inscrição no fim do texto.

Compartilhe esse vídeo com alguém que, assim como você, ama pets e plantas!

Participação especial no vídeo:
Alexandre Rossi – https://www.instagram.com/alexandrerossi_oficial/
Estopinha e Bartô 🙂

Casa Cheia de Verde – parceiros:
Forth Jardim – https://www.instagram.com/forthjardim_oficial/
Leroy Merlin – https://www.instagram.com/leroymerlinbrasil/
Shopping Garden – https://www.instagram.com/shopgarden/
Veiling Holambra – https://www.instagram.com/veilingholambra/
Vasart – https://www.instagram.com/vasart_oficial/
Yes, We Grow! – https://www.instagram.com/yeswegrow/

Figurino:
Carol usa colar, do Studio Drê Magalhães – https://www.studiodremagalhaes.com.br, blusa https://www.instagram.com/osklen/ e calça Flávia Aranha – https://www.instagram.com/flaviaaranha_/