Picada de Cobra o que fazer? Aranha Escorpião | Biólogo das Serpentes | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024LISTA DE HOSPITAIS PARA ATENDIMENTO COM ACIDENTE COM ANIMAIS PEÇONHENTOS:
O que fazer em caso de acidente com animais peçonhentos
Procure atendimento médico imediatamente.
Informe ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como: tipo de animal, cor, tamanho, entre outras.
Se possível, e caso tal ação não atrase a ida do paciente ao atendimento médico, lave o local da picada com água e sabão (exceto em acidentes por águas-vivas ou caravelas), mantenha a vítima em repouso e com o membro acometido elevado até a chegada ao pronto socorro.
Em acidentes nas extremidades do corpo, como braços, mãos, pernas e pés, retire acessórios que possam levar à piora do quadro clínico, como anéis, fitas amarradas e calçados apertados.
Não amarre (torniquete) o membro acometido e, muito menos, corte e/ou aplique qualquer tipo de substancia (pó de café, álcool, entre outros) no local da picada.
Especificamente em casos de acidentes com águas-vivas e caravelas, primeiramente, para alívio da dor inicial, use compressas geladas de água do mar (ou pacotes fechados de gelo – “cold packs” – envoltos em panos, se disponível). A remoção dos tentáculos aderidos à pele deve ser realizada de forma cuidadosa, preferencialmente com uso de pinça ou lâmina. Procure assistência médica para avaliação clínica do envenenamento e, se necessário, realização de tratamento complementar.
Não tente “chupar o veneno”, essa ação apenas aumenta as chances de infecção local.
O que são animais peçonhentos?
Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. Essa condição é dada naturalmente por meio de dentes modificados, aguilhão, ferrão, quelíceras, cerdas urticantes, nematocistos entre outros.
ATENÇÃO: Não faça, em hipótese alguma, torniquete ou garrete; não fure, corte, esprema ou faça sucção no local da picada; não coloque folhas, pó de café, pomadas, fumo ou urina no local da picada; não tome nem aplique bebidas alcoólicas no local.
Diagnóstico e tratamento de acidentes com animais peçonhentos
O diagnóstico é realizado com base na identificação do animal causador do acidente. Em alguns casos, há recomendação de exame complementar. O tratamento é sintomático e com soro antiveneno, de acordo com cada espécie e com cada situação. Todos os tratamentos e atendimentos são oferecidos, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dependendo dos sintomas, podem ser adotadas medidas para alívio da dor, como compressas mornas (acidentes por aranha-armadeira e viúva-negra). Havendo ou não melhora, o paciente deve ser levado ao serviço de saúde mais próximo para ser avaliada a necessidade de administração de soro específico.
Primeiros socorros em caso de acidentes com animais peçonhentos
Lavar o local da picada com água e sabão; não fazer torniquete ou garrote, não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida, nem aplicar folhas, pó de café ou terra para não provocar infecções; não ingerir bebida alcoólica, querosene, ou fumo, como é costume em algumas regiões do país; levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento adequado em tempo.
Os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil são algumas espécies de:
serpentes;
escorpiões;
aranhas;
lepidópteros (mariposas e suas larvas);
himenópteros (abelhas, formigas e vespas);
coleópteros (besouros);
quilópodes (lacraias);
peixes;
cnidários (águas-vivas e caravelas).
quais os primeiros socorros em caso de picada de cobra? quais os primeiros socorros em caso de picada de escorpião? Quais os primeiros socorros em caso de picada de aranha?
#escorpião #primeiros socorros #serpente
LISTA DE HOSPITAIS EM CASO DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS:
https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-por-animais-peconhentos/871-saude-de-a-a-z/acidentes-por-animais-peconhentos/42015-lista-de-hospitais-que-realizam-atendimento-com-soroterapia-para-acidentes-com-animais-peconhentos
E eu que tomei picada de marinbondo, fui voltar la para marcar o lugar e tomei mais 2 na orelha😂, orelha ficou grossura de 1 dedo kkk.
Henrique vc está de parabéns 👏👏pelas informações sempre passo para meus amigo s pois sou trilheiro trilheiros e jogo
Fui mordida no pe’ da se’rra posto era 5kmtros de lonjura entao corri fis muitas massajens de cima para baixo pois estava subindo as dores entao fis com que correce o veno para fora do pe’ o pente de cabelo foi majiko comesei a pentear a dor e entao aliviava mas es uma dor orrivel o pe enfebrou mas de 40 graus de febre somente nele necrozou tudo dedos paralizaram depois de uma semana e meia de dores foi que fui para o mediko mas ja fas uns sete mezes e o lokal esta endurecido e ainda da umas fizgadas meu pe’ chegou a quaze apodrecer
Verdade
Pesquisei por curiosidade e aprendi muito, muito obg❤
Ontem tive no hospital, tinha uma moça gritando tanto de dor pq tinha sido picada por uma cobra… coitada, achei que tava morrendo