Pintada Vulturina, a Galinha mais linda da África
17 de abril de 2024A pintada-vulturina (Acryllium vulturinum) é uma ave proveniente da África.[1] Pertence ao mesmo grupo da galinha-d’angola, a família Numididae, e alimenta-se de ervas, folhas, brotos e insetos.
Características
A. Vulturinum
A pintada-vulturina possui a cabeça e pescoço nus, como um abutre e, também um colar de penas no pescoço, penas azuis e o resto do corpo é preto e branco com pintas e riscas. Não existe praticamente dimorfismo sexual, sendo apenas o macho um pouco maior do que a fêmea. Os jovens são semelhantes mas com as cores menos vivas e brilhantes. Também é conhecida por pintada-abutre, fraca-vulturina ou cabeça-de-abutre.
Comportamento
Vivem em grupo, podendo formar bandos de 20 a 50 aves. Muitas vezes são observadas no início e final do dia perto de áreas com água. Procuram alimento em conjunto, podendo percorrer 15 a 25 km num dia. A maior parte do tempo deslocam-se no solo, correm depressa mas são boas voadoras, quando necessário. Durante a noite, sobem às árvores para dormir. São aves muito ruidosas.
A pintada-vulturina sugere agora que cérebros grandes não são necessariamente um requisito para viver entre sociedades complexas.
Investigadores do Instituto Max Planck e da Universidade de Konstanz, na Alemanha, acompanharam as interações sociais de uma população de mais de 440 espécimes da ave, no Quénia, durante vários anos.
Mesmo no meio da multidão, o Acryllium vulturinum pode encontrar os seus amigos, e acompanhar o seu status social com centenas de outros indivíduos, um feito anteriormente conhecido apenas em mamíferos.
Estes animais são frequentemente observados em grupos, o que por si só não é incomum entre os pássaros. No entanto, o que é diferente neste caso é que esses grupos também têm associações consistentes com outros grupos.
Entre a população analisada, os cientistas descobriram que era composta por 18 grupos sociais, com 13 a 65 indivíduos em cada um, que consistiam em vários machos e fêmeas, incluindo pares reprodutores e não reprodutores.
Estas aves misturam-se com outros grupos durante o empoleiramento comunitário à noite e durante as atividades diurnas. Por exemplo, determinados grupos optam por juntar-se uns aos outros à noite, mesmo que não partilhem o mesmo território ou que não se relacionem durante o dia.
Depois de socializarem, determinados pássaros dividem-se de forma consistente dos seus grupos originais, o que significa que entendem quem faz parte do grupo e quem não faz.
Como tal esta espécie mantém círculos sociais complexos e de vários níveis, apesar de possuir um cérebro bastante pequeno
Não gosto de cobras. Mas esse video da “Pintada Vulturina” ..AMEI!!!
Eu amo minha galinhas D’angola
Boa noite meu amigo! Como faço pra comprar ovos dessa galinha?
Todas são
Lindassssss
Coisa linda!