PIOLHOS Como COMBATER em galinhas caipira, galos e pintinhos

14 de setembro de 2022 24 Por Canal do Youtube (Parceiro)



#avicultura #agro #galinhacaipira Um dos parasitas que mais causam infestações nas criações de galinhas é o ácaro vermelho, também conhecido como piolho vermelho, piolho de galinha ou apenas piolhinho. Sua ocorrência pode se dar em todo o território nacional e é observada, ao se examinar a ave, principalmente ao redor da cloaca e sob as asas, sendo que a forma mais comum de introdução de piolhos em uma granja não infestada, seja em sistema caipira ou criatórios industriais, é através de equipamentos ou da introdução de espécimes infestadas.

O piolho de galinha se alimenta do sangue das aves, debilitando-as e enfraquecendo-as as infestações pesadas com piolhos diminuem a capacidade reprodutiva dos machos, a produção de ovos nas fêmeas e o ganho de peso das aves em crescimento. Para os pintinhos, podem ser fatais”. Alguns transtornos causados por esses ácaros são:
– Feridas recorrentes nas aves, o que permite a contaminação bacteriana e viral
– Redução da postura de ovos
– Abandono de ninhos no período de choco
– Irritabilidade das aves
– Estímulo ao canibalismo entre as aves e etc.

Na criação de galinhas caipiras, mesmo tratando-se de aves rústicas com capacidade para criações a campo em condições adversas, geralmente, ocorrem problemas que poderiam ser prevenidos com um bom manejo e/ou com esquema eficiente de higiene. Assim, é perceptível a importância de um programa preventivo de manejo sanitário bem desenvolvido para evitar infestações e transmissão de doenças.

Em um plantel, é possível manter a população de piolho de galinha controlada por meio da restrição de pássaros e animais silvestres nas instalações e outros cuidados como localização da granja, procedência dos pintos, vazio sanitário, idade única de criação, limpeza completa das instalações e dos equipamentos, destino apropriado para aves mortas, aplicação de vassoura de fogo etc. O contato das galinhas caipiras com os animais domésticos, também, deve ser evitado, uma vez que os piolhos também são encontrados em coelhos, pombos, cachorros, gatos e cavalos.

O uso de acaricidas a base de espinosade, piretroide, carbaril, diclorovinil dimetil fostato, permetrina e inseticidas carbonatos também são uma alternativa para combater a infestação de piolhos de galinha, embora seus ovos são sejam afetados. É importante lembrar que o criador deve respeitar rigorosamente as instruções de uso na aplicação desses produtos químicos e sempre utilizar os equipamentos de segurança necessários.

Aula 7 – Como fazer LIMPEZA DA BAIA combater doenças e piolhos de galinha caipira

Agro Mestre Soluções para o Agronegócio

Home


http://www.facebook.com/AgroMestre
http://www.instagram.com/agro.mestre
http://www.youtube.com/c/AgroMestre
E-mail Comercial: gabriel@agromestre.com.br
WhattsApp (12) 97411-5085 ou clicando no link abaixo.
http://abre.ai/agro-mestre

Aviso Saudável

Este artigo é puramente informativo. Não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento veterinário ou criar um diagnóstico. Nós convidamos você a levar seu animal ao veterinário se ele estiver sofrendo de alguma condição ou dor.

O conteúdo deste vídeo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de um Médico Veterinário.

Agro Mestre – Soluções para o Agronegócio.

– Extensão Rural
– Assistência Técnica
– Prevenção de Doenças
– Palestras & Acompanhamentos Técnicos
– Melhoramento Genético e Reprodução Assistida
– Assistência Técnica e Genética para Índio Gigante