PLANTAS DENTRO de CASA com FOLHAS CAINDO e ficando AMARELADAS: como resolver

7 de janeiro de 2024 6 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Você leva pra casa uma planta volumosa, cheia de folhas lindas. Depois de algum tempo, você nem reconhece a verdinha: foi embora o formato cheio e ficou só um caule longo com umas folhas na ponta, parecendo um cotonete. Será que é a mesma planta? Nossa jardineira Carol Costa explica.

Uma planta que chegou vigorosa, linda, difícil até de carregar o vaso de tantas folhas, ficou parecida com um espanador, “pernuda”, “pescoçuda”… o vilão invisível que causou esta transformação se chama breu! Dá uma olhadinha e veja o local escolhido pro vaso: se for bem no meio da sala, ou pior, num dos cantos do cômodo, o breu ataca. Pra gente, parece que tá tudo ok, é um lugar claro, mas pra planta, ali não tem luz solar.

A planta tá embaixo da janela? Dá uma olhada na maquete que nossa professora jardineira mostra no vídeo. A claridade entra, mas os raios solares não incidem nas folhas. A planta começa a ficar fraca, já que não faz a fotossíntese pra ter energia e começa a perder folhas. O caule começa a ficar mais visível e, o pouco de folhagem que pode começar a crescer é um esforço imenso da planta, que se estica o máximo que pode pra alcançar mais sol e acaba estiolando.

A solução é oferecer mais sol pra planta e isso envolve mudá-la de lugar ou, se está abaixo da janela, elevar o vaso pra que a verdinha “veja” lá fora. Se manter a planta no mesmo local, não adianta adubar ou caprichar nas regas, a luz solar é essencial.

A maioria das plantas quando estiola e fica pernuda, perdendo folhas do caule, não se recupera e desenvolve folhagem onde ficou pelado. A solução, quase sempre, envolve poda e, claro, oferecer sol. Podar e manter no mesmo lugar vai prejudicar ainda mais a planta.

As partes podadas podem ser plantadas como estacas, o que costuma funcionar com arbusto. Elas podem ser plantadas no mesmo vaso, se houver espaço e, de quebra, disfarçar a parte pelada da planta. Dá pra plantar as mudinhas em um outro vaso e aí, usar outras espécies mais baixinhas que podem disfarçar a parte pelada. Se tiver espaço, ainda dá pra usar orquídeas na parte pernuda da planta.

Receita de pasta cicatrizante: https://youtu.be/3Vre5TUU6eM?si=GkKmcYGE2ZQaWrjB