PLANTAS INDIGENAS USADAS NA ALDEIA PORTO DO BOI – PORTO SEGURO BA

20 de julho de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Na visita que fizemos como turistas à Aldeia Porto do Boi, nos foram apresentadas algumas plantas usadas no dia a dia dos Pataxós, índios que habitam o sul da Bahia e leste de Minas Gerais.
O jenipapo e o urucum, usados nas pinturas do corpo, a Amescla, cuja resina, além de medicinal é sagrada, a patioba que é usada na confecção de moradias e embalagem de peixes e carnes assadas ao fogo direto e o tucum, com o qual se faz cordas muito resistentes para todo tipo de uso.

A aldeia Porto do Boi consiste de uma pequena comunidade regida por uma família que em 2004 criou um Centro Cultural para abrir sua cultura para visitantes. Em 2013 a Oca principal caiu por causa da falta de verbas para manter a estrutura. Desde então a comunidade teve que se distanciar em busca de novos empregos muitas vezes mudando para cidades grandes. Como consequência, o Centro Cultural do Porto do Boi teve que fechar suas portas e os índios tiveram que se distanciar da sua cultura. O Centro Cultural tem sido um sonho propagado por três gerações, o atual líder da comunidade Tige Maturemba Baixu agora está reunindo ajuda para reconstruir o Centro Cultural e reviver a Cultura Pataxó.

Se quiser conhecer mais sobre a Aldeia Porto do Boi clique no link abaixo

https://www.facebook.com/devoltaaoportodoboi/