Psitacídeos e reabilitação de fauna silvestre.
17 de abril de 2024Olá! Eu sou o Biólogo Henrique. Hoje vou falar um pouquinho sobre as dificuldades da reabilitação de psitacídeos silvestres.
Olá! Eu sou o Biólogo Henrique. Hoje vou falar um pouquinho sobre as dificuldades da reabilitação de psitacídeos silvestres.
Obrigada pelo vídeo; bastante esclarecedor. Estou vivendo uma situação dessas q vc descreve, recebi um periquito do encontro amarelo, há mais ou menos um ano, veio de uma senhora q pegou 3 q caíram do ninho, com o tempo 2 morreram e ficou somente um, ela queria soltar na natureza, sem qualquer cuidado, meu marido ficou com dó e pegou o bichinho para q nos cuidássemos; mas eu sempre disse q não era certo ficarmos com ele, ele é silvestre, animal que vive em bandos e com parceiro(a), seria egoísmo ficar com ele e obrigá-lo a solidão para sempre, então fui atrás de informações e recentemente tomei coragem e o levei ao CETAS da minha cidade. Confesso que estou arrasada. Mil coisas passando pela cabeça, será como ele está? será que está dormindo ao relento, com chuva, frio. Será que está triste? Medo de eles o soltarem e ele morrer na natureza por ser inexperiente. Ou se ele não conseguir reabilitar o que farão com ele, por ser um espécime comum e abundante, não ameaçado, será que vão dar importância para ele, vão cuidar dele. Tenho passado noites sem dormir e choro quando lembro dele, sinto que trai a confiança dele porque ele confiava em mim, queria sempre estar perto de mim e eu o levei no meu colo para ser entregue para um destino totalmente estranho. Ele fez a viagem toda assustado e só ficava mais tranquilo quando eu o pegava … e eu o entreguei. Tento me convencer que era o melhor para ele mas tenho tantas duvidas na minha cabeça, que me fazem sentir ainda pior. O nome dele era Roberto. Ele repetia esse som. Estou procurando em todos os lugares mais informações sobre o tratamento dispensado a aves silvestres por parte dos CETAS, para ver se consigo me convencer que realmente era o melhor para ele.
Henrique, para um biólogo trabalhar com reabilitação animal, precisa ter uma especialização?
Esse video já é antigo eu procurei este assunto porque agora neste momento estou aguardando a policia ambiental vir buscar uma maritaca que do nada chegou e pousou no meu ombro na sacada do apartamento , eu nunca tive contato com este tipo de animal e estou impressionado da dependencia de afeto desta ave em particular , estou a dois dias com ela e o tempo todo ela quer carinho , se eu saio de perto ela vem atrás , agora fico imaginando que é ate uma crueldade colocar ela em um viveiro , ela é totalmente acostumada com o ser humano , se eu entro no banheiro ela espera na porta , estou acreditando que ela ficara nas maos de um profissional como você que entende essa questão emocional do bichinho , eu sei que ele vai sentir sair de um ambiente domestico para um viveiro , estou realmente triste de ser obrigado a entregar o bichinho , eu não acredito que consigam reintegra lo a natureza , seria incrível mesmo. Parabéns pelo seu trabalho.
Gostaria de saber tua opnião sobre criadouros legalizados?
Morri com o papagaio fazendo carão.
Henrique, poderia nos gravar um vídeo contando um pouco de sua trajetória ao longo dos seus anos de serviço como biólogo?
Acabo de me formar no ensino médio e estou ingressando no curso de biologia da UNESP (no qual pretendo me formar em ambas as habilitações), e a instabilidade que gira em torno do mercado de trabalho do biólogo tem me assustado cada vez mais.
Cite em especial sua experiência profissional, pontuando não só todos os trabalhos realizados por você ao longo de toda sua carreira, como também mostrando possíveis áreas de atuação de um biólogo no setor público, privado ou mesmo empreendendo por sí próprio.
Obrigado por toda a instrução que você tem nos passado, gerando confiança o suficiente pra que juntos possamos mudar a situação dessa profissão dentro do nosso país.
boa
muito legal, acompanho o canal sempre mas uma critica construtiva: tente usar um suporte de celular/camera e fixar em algum suporte ou tripé pois fica sacudindo o tempo todo que vai falando…. existem uns tripes com pernas articulaveis que poderia agarras nestes galhos e vc faria a tomada com a imagem estabilizada. bom trabalho ai. abs