Reforma de JARDIM VERTICAL
14 de setembro de 2022Conheça a Universidade Minhas Plantas: http://universidademinhasplantas.com.br/
Jardim vertical, paredão verde, painel vertical, não importa como você conhece essa prática e bonita forma de ter um montão de plantas decorando sua parede. Você já deve ter visto alguns vídeos e imagens com o passo a passo pra construir um jardim vertical mas, e a manutenção, como fazer? Nossa jardineira Carol Costa fez este vídeo exatamente pra isso. Acompanhe o passo a passo da reforma de um jardim vertical.
O painel vertical que recebe a manutenção no vídeo foi feito pela nossa louca das plantas, juntamente com Flop e Juliana, queridos amigos e velhos conhecidos de quem assistiu a série 50 Dias de Verde. Todo o processo do paredão verde foi fotografado e o passo a passo está no livro “Minhas Plantas – Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal)”. O projeto do paredão verde foi pensado para ter plantas que se desenvolvessem bem com a quantidade de luz solar que a parede recebe. Tem jiboia, samambaia-americana, aspargo-alfinete, lambari, hera, hera-variegada, filodendro-brasil, clorofito, avenca, asa-de-anjo e, até um chifre-de-veado.
Com o tempo, as plantas do painel vertical crescem, se desenvolvem e, algumas poucas, podem definhar e até mesmo morrer. Isso pode acontecer em qualquer jardim, mesmo cuidado por mãos experientes e com espécies certas pro local, sol e clima da região. Por isso, a manutenção é importante pra manter as plantas bonitas, comportadas (podas) e até mesmo, ter substituições. Um caso bem comum é a planta de cima crescer e, fazer sombra na de baixo. Por isso, é importante entender que, mesmo que o painel vertical receba sol o dia todo, essa luz solar só atinge as plantas de cima e as das bordas, como é o caso do paredão do vídeo. Quanto mais na parte de baixo da parede verde a planta estiver, mais sombra das espécies de cima ela terá.
Pra manutenção, Carol identifica as plantas que estão realmente sem condições de ir pra frente (leia-se mortas) e faz substituições. Um caso interessante é de uma avenca, que sofreu com falta d’água logo que o jardim vertical ficou pronto. Um pouco de vermiculita no substrato pra segurar mais umidade e regas mais intensas resolve o caso. Além disso, nossa jardineira professora notou que uma espécie recebia menos sol, então trocou a planta de lugar com a amiguinha do lado, trazendo o vaso pra um lugar mais ensolarado.
Aqui tem três dicas ninjas que podem ser aplicadas no momento da manutenção do jardim vertical:
Dica #1 – grampos de arame pra segurar algumas plantas recém-plantadas.
Dica #2 – reaproveitar espécies retiradas do painel vertical pra fazer mudas.
Dica #3 – se notar que um ramo está bem longo e indo de encontro ao chão, rearranje-o no próprio quadro que planta dá um jeitinho de se enroscar e continua preenchendo espaços vagos do paredão verde.
Não tem um prazo pra fazer a manutenção do jardim vertical. Se notar plantas crescendo de forma descontrolada, pode podar. Se tem alguma espécie que está seca, pode fazer a troca. Não há regras, exceto de não bobear nas regas e adubação periódica. Carol Costa usou o adubo pra Parede Verde, da Forth Jardim, diluído de acordo com a instrução da embalagem e pulverizando nas folhas. Se houvesse irrigação automatizada, bastaria diluir o adubo na água da rega, mas, nesse caso, nossa professora jardineira usa um pulverizador costal (STIHL). Pra evitar queimar as plantas, uma boa ideia é usar uma dose menor da recomendada, só por garantia. Ah, e regue antes de adubar, dá mais resultado quando o substrato está molhado!
Materiais e plantas mostrados no vídeo:
jiboia (Epipremnum aureum) aspargo-alfinete (Asparagus densiflorus), hera (Hedera helix) hera-variegada (Hedera helix “Gloire de Marengo”), avenca (Adiantum raddianum) e chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum), do Sítio São Jorge NSA – https://www.instagram.com/sitiosaojorgensa/
samambaia-americana (Nephrolepis exaltata), filodendro-brasil (Philodendron “Brazil”) de Giardino di Cosi – https://www.instagram.com/giardinodicosi/
lambari (Tradescantia zebrina) e lambari “Deep Purple” (Tradescantia zebrina “Deep Purple”) e asa-de-anjo (Pilea spruceana), de Van Vliet – https://www.instagram.com/vanvliet.br/
clorofito (Chlorophytum comosum), do Shopping Flores na Mão – https://www.instagram.com/floresnamaoshopping/
arame não galvanizado de 25 cm e 1,5 mm
adubo pra Parede Verde, da Forth Jardim – https://www.instagram.com/forthjardim_oficial/
pulverizador costal da STIHL – https://www.instagram.com/stihloficial/
vermiculita
substrato
mangueira
Links
Minhas Plantas – Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal): https://amzn.to/38VBXNV
50 Dias de Verde – https://minhasplantas.com.br/tv/50-dias-de-verde/de-arrepiar-passo-passo-do-paredao-verde-com-plantas-tropicais-coloridas/
Universidade Minhas Plantas – http://universidademinhasplantas.com.br/
Loja Minhas Plantas – http://loja.universidademinhasplantas.com.br/