REQUEIJÃO CASEIRO – DA VACA AO PRATO
27 de maio de 2023O Requeijão brasileiro possui basicamente duas variedades, a saber, de corte e cremoso. Cada qual possui um processo distinto de fabricação.
O requeijão de corte é a variedade mais antiga, essencialmente de produção artesanal. É um laticínio sólido, de cor amarela, feito de leite de vaca, muitas vezes confundido com queijo por sua aparência. Muito encontrado na culinária goiana, paulista, mineira e do sul baiano.
É também chamado de requeijão crioulo quando sofre reação de Maillard, ou seja, se torna mais escuro devido ao cozimento intenso. É a variedade de corte predominante nas regiões norte e nordeste do Brasil, sendo feito com leite de búfala na Ilha de Marajó.
Em Portugal, este refere-se à massa formada a partir do soro do leite obtido quando do fabrico do queijo e que é novamente sujeito à ação do calor. Tradicionalmente o requeijão é um subproduto da fabricação do queijo de ovelha, sendo adicionado ao soro, até ao máximo de 18%, em volume, de leite de ovelha ou de cabra.
No Brasil, o seu surgimento deu-se como a utilização de um subproduto do leite desnatado como condimento para alimentos, que era descartado nas regiões produtoras de nata para a fabricação de manteiga.
Saudade desta vida do campo❤
O requeijão assim na fonte deve ser muito gostoso.
Obs . Dá é trabalho ! Mas quem faz com amor , nem sente. 🐝🐝🐝🐝
Chico que Deus abençoe sua vida, eu amo seus vídeos, sinto uma tristeza só de pensar que os antigos um dia irão morrer este tempo nunca mais teremos é lindo ver as pessoas antigas seus costumes muito trabalho sim mas é lindo ver que das mãos desses trabalhadores sai tanta nobreza que Deus abençoe os com muita saúde e que vivam muito para continuar dando estes ensinamentos para os que ficarem saúde e paz abraços.
O meu avo materno fazia o mesmo com a minha mae e minhas tias,ele arrumava roça pra roçar e arrancar tocos e coloca eles pra fazer isso e ficava na cidade,recebia o dinheiro e gastava no puteiro em Palmeiras de Goias.Os vizinhos falavam para ele q tinha visto as pegadas das onças nos passos deles e mesmo assim ele nao estava nem ai.
Adoro vc e suas vísitas pra mostra a vida no campo mto lindo
Que sabedoria desse moço,que homem íntegro. Parabéns, Chico.