ROSA do DESERTO: TUDO o que você PRECISA SABER

19 Por Canal do Youtube (Parceiro)
ROSA do DESERTO: TUDO o que você PRECISA SABER

Grupo Whatsapp sobre criação de aves

Conheça a Universidade Minhas Plantas: http://universidademinhasplantas.com.br/

É bonsai, árvore, suculenta ou flor? Essas são algumas das perguntas que os amantes desta planta fazem constantemente pra nossa jardineira Carol Costa. A rosa-do-deserto é uma campeãs de acesso no site Minhas Plantas e deixam os jardineiros de primeira viagens doidos para conseguirem um exemplar igual das fotos do Instagram e Pinterest. Agora, nossa louca das plantas mostra nesse dossiê completo sobre a rosa-do-deserto todas as técnicas e pulos do gato para o cultivo e manutenção dessa querida arvoreta (sim, ela alcança 4 metros!). O vídeo foi gravado nas estufas da Terra Viva, o maior produtor de rosa-do-deserto do Brasil.

Originária do continente africano, de vários países da Península Arábica, a rosa-do-deserto (Adenium obesum) faz a alegria de quem gosta de plantas, bonsai e flores. Existem 11 espécies diferentes de Adenium, todas elas cultivadas e distribuídas pela Terra Viva, diretamente de Holambra. A planta precisa de um bom tempo e o cultivo certo para chegar até as mãos dos amantes da rosa-do-deserto com aquele jeitão que queremos: cara de mini-árvore, com tronco grosso e carregada de flores. Carol Costa aprendeu as técnicas compartilhadas pelos profissionais da Terra Viva sobre o cultivo dessa planta e agora, divide com a gente.

O nome não veio do nada: essa é uma planta desértica. A rosa-do-deserto vive feliz onde outras espécies nem conseguiriam sobreviver por alguns dias. Solo pobre, arenoso, pouquíssima água e até algumas tempestades de areia. E não acha que a Adenium obesum sofre: com sol intenso o dia todo, a planta dá flores e se desenvolve sem pressa, armazenando energia quando consegue para crescer robusta e com aquele tronco gordinho com jeito de baobá – aliás, a rosa-do-deserto também é chamada de falso-baobá ou mini-baobá, mas não tem nenhuma relação com essa árvore gigantesca.

Sabendo a origem da planta, agora você consegue entender que não adianta entupir o substrato com adubo, regar muito ou então, mimá-la com cuidados e proteção. Rosa-do-deserto precisa de um substrato muito bem drenado, com escoamento garantido do excesso de água e sol na cuca por muito tempo. Uma boa composição para a planta leva metade de substrato pra mudas (Carol Costa usa substrato All Garden pra mudas) e outra metade de areia. Dá para cultivar em vasos, como o exemplo do vídeo, um vaso da linha Seixos da Vasart mas, garanta que tenha furos – faça mais de um. As regas em excesso são uma das principais causas de perdas de rosas-do-deserto, junto com adubação exagerada e falta de luz solar. Aliás, dá para ter uma planta bonita dentro de casa, desde que você escolha o lugar que recebe mais sol. Cole a planta na janela, nada de deixá-la do lado ou abaixo do vidro. Não é claridade, nem calor: a rosa-do-deserto precisa é de raios solares em seu corpitcho. Ela retribuirá com flores.

Uma das questões mais polêmicas, principalmente para quem dá os primeiros passos na jardinagem é sobre poda. Os produtores da Terra Viva mostraram como conseguem uma planta com jeito de mini-árvore e Carol conta qual é a dupla perfeita: paciência e poda.

Quer saber mais sobre poda e os problemas mais comuns? Aqui embaixo tem o link pro site Minhas Plantas, para você ler a continuação desse texto. O dossiê ficou tão grande, que não cabe na descrição do YouTube!
https://minhasplantas.com.br/tv/sol-forte/rosa-do-deserto-como-cuidar/

Uma curiosidade: a seiva da rosa-do-deserto é tóxica, tanto que no Saara, a é preparado uma mistura com as folhas da planta e com este líquido é feito um veneno para matar piolhos em camelos! Também dá para combater lesmas e caramujos do seu jardim, com essa fórmula: uma parte de folhas (saudáveis) de rosa-do-deserto e, 10 partes de água. Evite usar essa técnica se na sua casa tiver crianças pequenas ou animais de estimação. Aliás, se tem esses pequenos em casa, é uma boa ideia manter as plantas longe das mãozinhas que estão descobrindo o mundo ou dos pets que adoram cheirar (e comer) o que não deve.

Produtor de rosa-do-deserto: Terra Viva (https://www.instagram.com/grupo.terraviva)

Agradecimentos:
Veiling Holambra – https://www.instagram.com/veilingholambra/
All Garden – https://www.instagram.com/all_garden_holambra/
Vasart – https://www.instagram.com/vasart_vasos/

Materiais
vaso linha Seixos (Vasart)
substrato para mudas (All Garden)
extrato de própolis

Figurino:
blusa Simultânea
lenço Jardim Botânico Plantarum
colar Studio Drê Magalhães
tênis Outer Shoes

Links:
Receita contra ácaro e mosca-branca

Receita caseira de detox para plantas: https://www.youtube.com/watch?v=XEsh4Gc6BPY
Continuação do manual da rosa-do-deserto: https://minhasplantas.com.br/tv/sol-forte/rosa-do-deserto-como-cuidar/