Salve suas PLANTAS e PETS com este TRUQUE

14 de setembro de 2022 12 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Começar um jardim ou uma horta pode parecer um desafio, principalmente para quem nunca teve experiência em plantio. Mas, cultivar plantas ou alimentos pode ser muito mais simples do que parece, se você seguir algumas dicas de quem já tem experiência.
  1. Plante coisas da estação

Antes de iniciar o plantio, atente às condições da estação e veja quais são as plantas ou alimentos mais apropriados para esta época. Um cultivo bem-sucedido envolve conhecer as sementes e entender o que elas precisam para se desenvolver adequadamente. Lembre-se que cada região tem suas particularidades, então gaste um tempo pesquisando o que melhor se adapta à sua área e quais períodos do ano são os mais indicados para o plantio.
  1. Use substratos de qualidade

Antes de escolher qual substrato você vai comprar, analise quais são os nutrientes que ele possui. Não opte apenas pelo mais barato. As plantas precisam de um solo nutritivo para se desenvolverem, principalmente quando são cultivadas em vasos, caixas ou em qualquer outro recipiente.
  1. Pesquise qual deve ser o manuseio adequado para o seu plantio

Quando falamos em cultivar alimentos, cada um tem suas particularidades. É muito importante conhece-las, para garantir que eles serão produtivos sempre. Portanto, quando escolher o que plantar, veja também quais serão os cuidados no futuro. Por exemplo: cenoura e feijão são sensíveis a perturbações nas raízes, portanto, não devem ser plantadas em vasos e depois transplantadas para outro solo. Já o tomate pode ser cultivado em vasos e depois transportado para espaços maiores.
- Publicidade -
  1. Saiba do que a sua planta gosta

Algumas plantas gostam de passar longos períodos no sol, enquanto outras se desenvolvem melhor à sombra. Os tomates vão muito bem com o sol, mas o alface, agrião, espinafre e muitos outros precisam de uma sombrinha.
  1. Forneça a quantidade certa de água

Assim como o sol, a quantidade de água é determinante para garantir o desenvolvimento das plantas. A maior parte delas não gostam de solo seco, mas nem todas gostam de muita água. A chave para o sucesso é manter uma rela regular. O simples toque na terra já dá para perceber se ela está seca ou úmida. O ideal é mantê-la sempre úmida, mas, lembre-se: pode ser que a sua espécie goste mais de água, por isso, sempre pesquise as condições ideais antes de qualquer decisão.
v
  1. Comece com plantas fáceis de lidar

As ervas são ideais para quem está começando a plantar e ainda não tem experiência em lidar com a terra. Elas se desenvolvem com facilidade, são extremamente úteis e vão te ajudar a ganhar confiança para investir em alimentos que precisam de cuidados mais específicos. Algumas sugestões são: alecrim, manjericão, orégano e cheiro-verde.
  1. Não desanime com os erros

Cultivar alimentos também tem momentos complicados. Nem sempre, mesmo com todos os esforços, as coisas não sairão como planejado. Até mesmo os agricultores experientes são surpreendidos na hora da colheita. Plantar também é um jogo de erros e acertos, até que tudo se acerte. Portanto, não desanime diante de uma experiência ruim. Sempre existe a possibilidade de aprender algo e tentar novamente, até com outras coisas.
  1. Nem tudo é culpa sua

Não ache que quando uma planta morre você é o culpado. Além de fazer parte do ciclo, existem inúmeros fatores que contribuem para o bom desenvolvimento ou morte de uma planta. Nem tudo está sob seu próprio controle.
  1. Troque experiências e converse com outras pessoas

Quem gosta de plantar, normalmente gosta de compartilhar experiências e histórias sobre isso. Aproveite essas oportunidades para aprender e entender melhor como funciona o universo das plantas. Não tenha medo de perguntar. Uma boa dica para quem usa o Facebook é participar do grupo dos Hortelões Urbanos. São mais de 55 mil pessoas de todo o Brasil compartilhando suas experiências e conhecimento.
  1. Aprenda com os seus erros e não tenha medo de falhar

O melhor jeito de aprender é fazendo. Não tenha medo de tentar e nem de pedir ajuda quando necessário. Ao longo do tempo você perceberá que o caminho do conhecimento é cheio de testes e erros, são eles que nos ajudam a aprender e entender melhor como as coisas funcionam. Isso vale para a jardinagem e para a vida.

filhotes golden retriever para comprarProcurando um Golden Retriever?

Estamos há mais 10 anos trabalhando nas melhores matrizes genéticas da raça. Todos nossos cães tem certificação e pedigree e as melhores características da raça. Clique saiba mais.






Inscreva-se na LISTA DE ESPERA da Turma de Primavera da Universidade Minhas Plantas:
https://universidademinhasplantas.com.br/cadastro/?utm_source=ytccvppl7

Spoiler de fofura: este vídeo contém filhotes! Quem é pai e mãe de pets e plantas, vai adorar as dicas deste vídeo. Nossa jardineira Carol Costa conversou com o Alexandre Rossi, o Dr. Pet, e aprendeu vários truques pra manter seguros e saudáveis aqueles serezinhos tão queridos, seja de folhas, seja de pelos. A partir de agora, cães, gatos, plantas e humanos irão conviver felizes no mesmo espaço!

Gatos e cachorros adoram experimentar e conhecer as coisas com a boca, e isso inclui plantas recém compradas. Como explicar pros nossos peludinhos que aquela folhagem incrível não é pra ser mordiscada? Aqui vai a primeira dica do Alexandre: será mais fácil ensinar um “não” se você também tiver um “sim” de exemplo. Pra evitar que felinos e doguinhos mordam as plantas ornamentais, tenha um vaso sempre por perto, cheio de plantas cultivadas pra serem mastigadas e comidas – este será o seu “sim”! No vídeo, um vaso com matinhos, daqueles encontrados em qualquer jardim e que chamamos de ervas invasoras, foi cultivado especialmente pra que os pets tenham acesso sempre que quiserem morder algo verde. A melhor parte, é que os animais dão preferência pros matinhos, se podem escolher entre sua planta de coleção ou alguma graminha!

Morder e brincar com as plantas é algo natural, típico do comportamento do bichinho. Além de acalmar, é algo recreativo pra eles e também, super importante pro funcionamento do trato digestivo deles. Cães e gatos sabem quando precisam comer algum matinho, mas é muito mais comum a ingestão dessas fibras pra auxiliar na eliminação de pelos. A digestão funciona melhor e as bolas de pelo sairão pelo caminho natural, ao invés do gato ou cão ter que vomitá-las.

Gatos adoram demarcar seu território e, olha que interessante, de duas formas diferentes: uma como uma aceitação amistosa e outra que funciona como um aviso de “esse local é meu”. A aceitação é feita através daquela esfregada do rosto do felino em algo que ele goste – quem já teve a perna ou notou um brinquedo preferido sendo agraciado com as bochechas peludas do gato, sabe que ele tá feliz e bem à vontade. Se, algo aparece com um odor diferente e ele cisma que aquilo como sinal de invasão, o gato pode se virar e, com uma chacoalhada rápida e a cauda em pé, fazer um pouco de xixi no objeto (ou planta). Tá tudo bem… logo mais, ele entenderá que o recado foi dado e, a planta passa a ser parte do seu universo particular.

Quer aprender mais sobre bichos e plantas? Não deixe de se inscrever no Casa Cheia de Verde, um evento gratuito de jardinagem e paisagismo que começa no dia 22 de setembro. A inscrição é importante pra você receber, através do seu Whatsapp e e-mail, avisos, conteúdos extras, links de descontos e muito mais. Ah, todos os dias, Carol Costa mostrará um ambiente da casa e receberá um convidado – Alexandre Rossi é um deles! Link pra inscrição, aqui https://casacheiadeverde.com.br/cadastro/?utm_source=ytppl7

Agradecimentos:
Alexandre Rossi – https://www.instagram.com/alexandrerossi_oficial/
filhotes, do Pet Shop Encrenquinhas

Figurino:
Carol usa blusa Simultanea – https://www.instagram.com/simultanea_/
calça Flávia Aranha – https://www.instagram.com/flaviaaranha_/

Casa Cheia de Verde – parceiros:
Forth Jardim – https://www.instagram.com/forthjardim_oficial/Leroy Merlin – https://www.instagram.com/leroymerlinbrasil/
Shopping Garden – https://www.instagram.com/shopgarden/Veiling Holambra – https://www.instagram.com/veilingholambra/Vasart – https://www.instagram.com/vasart_oficial/
Yes, We Grow! – https://www.instagram.com/yeswegrow/

Loja Minhas Plantas – https://loja.universidademinhasplantas.com.br/

Inscreva-se na LISTA DE ESPERA da Turma de Primavera da Universidade Minhas Plantas:
https://universidademinhasplantas.com.br/cadastro/?utm_source=ytccvppl7