SEU NARDO – SELEIRO, TROPEIRO, RETIREIRO…

20 de julho de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Seu Nadir, apelidado de Nardo pelos amigos, nasceu em Camanducaia MG no ano de 1943 e hoje vive em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos SP. Seu primeiro trabalho foi ajudar o pai a acabar com sauveiros numa plantação de eucaliptos, aplicando formicida Tatú, com apenas 5 anos de vida…

A vida toda lidou com tropa, baldeando carvão, madeira, “o que tivesse que transportar nóis transportava de mula… naqueles tempo num tinha as estrada boa de hoje, de modo que só a tropa que entrava nos trio, caminhão não passava não…”

Seu Nadir acorda às 5h da manhã, pica o capim, tira leite das vacas, limpa o curral, trata dos porcos, das galinhas e depois almoça. Não tem tempo nem de tirar uma soneca, já sai consertar um cerca, roçar um pasto ou remendar uma sela que está se desfazendo.
Segundo dona Lurdes, sua esposa, ele só para no meio do dia, quando se recolhe à capelinha que ele mesmo construiu ao lado de sua casa e reza para Santa Catarina. Por que Santa Catarina, seu Nadir?

__”Porque eu ganhei um santinho dela quando menino e prometi que quando fosse adulto ia fazer uma capela prela. Coisa que a gente pensa quando criança, um sonho que eu quis realizá…”

Quando eu o entrevistei, à noite, ele não quis nem sentar, falou de pé durante uma hora inteira e se não fosse eu interromper ele ia noite adentro contando tudo que sabe fazer…

Já adulto, cincoentão, ele resolveu aprender a trabalhar com o couro. Faz bruacas, canastras, chicotes, selas, cangalhas, tudo que for de couro ele sabe fazer. Perguntei a ele porque não compra prontas as traias que usa, não seria mais fácil, já que ele tem tanto serviço na roça?

__”É que a gente gosta muito da criação, qué tá sempre junto deles e lidando com o couro é como se eu estivesse perto dos animais o tempo todo, mesmo não estando com eles, entendeu, Chico?”