SEU RENO MARTINS CANTA E CONTA CAUSO

20 de julho de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Seu Reno faz 80 anos em 2018, nunca morou na cidade e há décadas mantém uma rotina de tirar leite no braço todas as manhãs e tardes no seu sítio em São Luiz do Paraitinga SP. Planta para o gasto, as culturas básicas, uma pequena horta e a capineira para as vacas de leite.

Além das vacas ele tem galinhas, peixes e porcos que alimenta diariamente. Para cuidar das vacas seu Reno sempre tinha algum ajudante mas com a falta de mão de obra hoje ele faz tudo sozinho. O remédio foi diminuir as vacas e plantar menos.

Com os animais criados no sítio, dona Geralda, a esposa do seu Reno, faz deliciosos almoços em seu fogão de lenha que fica o dia todo aceso. Nos finais de semana o pessoal aparece para visitar a cachoeira do sítio e tomar uma pinga ou cerveja no bar que seu Reno se sentiu obrigado a abrir de tanto que o povo pediu. Se combinar antes, pode almoçar as delícias de dona Geralda por um preço bem camarada.

Não bastasse tudo isso, quando seu Reno está inspirado, saca de sua viola e toca umas modas para os fregueses do bar. Quando chega a hora do leite da tarde, seu Reno pede licença aos fregueses e vai ordenhar as vacas.

Muito religioso, ele reza todos os dias de manhã e à noite e benze quem precisar e pedir pra ser benzido. Descobriu meio que por acaso esse poder, há alguns anos e vem benzendo desde então.

Mas não é tudo ainda: seu Reno é mestre da cavalhada de São Luiz desde seus 20 e poucos anos. Tem um grupo de Folia de Reis e sábado que vem vai participar de mutirão onde vai cantar o brão, um canto de trabalho em que é colocada uma charada por uma dupla dos participantes e que deve ser decifrada em verso pelas demais duplas enquanto realizam a roçada, capina ou outro serviço na roça. Seu Reno também canta São Gonçalo e Jongo.

Já estive várias vezes na casa de seu Reno e com esse tanto de coisas que ele tem pra fazer, nunca me recusou uma entrevista, respondendo pacientemente todas as perguntas com minúcia de detalhes. Parece que o tempo do seu Reno é elástico. Tomara que a vida dele também seja.

Em tempo! Seu Reno não toma nenhum medicamento, está com a saúde tinindo e tem muitos planos para o futuro.
Bendita a vida de quem mora e vive da roça.