Sucuri assusta moradores e os coloca para correr em enchente em Cocalinho MT | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024“””Uma sucuri colocou moradores do município de Cocalinho, no Mato Grosso, para correr durante uma enchente que atingiu a cidade nesta terça-feira (18). A enchente do rio Araguaia chegou no porto da praça. Um vídeo foi registrado e mostra o momento que os moradores se assustam e fogem com a presença da cobra.
O nível do rio Araguaia subiu e deixou a praça da cidade de debaixo d’água. O fluxo da água acabou trazendo para a região urbana do município a presença “ilustre” da sucuri que chamou a atenção dos moradores. “Eu nunca vi uma cobra sucuri”, grita uma das pessoas que aparece no vídeo.”””
Fonte: NDmais REDAÇÃO ND, CHAPECÓ
sucuris, também conhecida como anacondas, arigboias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapoias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões, é um gênero de boinae encontradas na América do Sul. Eles são um grupo semiaquático de cobras e incluem uma das maiores cobras do mundo, Eunectes murinus, a sucuri-verde. O nome Eunectes é derivado da palavra grega Eυνήκτης, que significa “bom nadador”. Quatro espécies são reconhecidas atualmente.
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e
Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
Todas as quatro espécies são cobras aquáticas que atacam outros animais aquáticos, incluindo peixes, aves aquáticas, jacarés e capivaras. Alguns relatos existem de anacondas que predam
animais domésticos, como cabras e em algum momento até mesmo Jaguar,que se aventuram muito perto da água.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri.”Sucurijuba” e “sucurujuba” provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”.”Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi.[6] “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”). “Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri. “Sucurijuba” e “sucurujuba”
provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”. “Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi. “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”).”Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Eunectes” vem do grego εὐνήκτης, significando “boa nadadora”,
Segundo o mito fundador Kaxinawá, houve um homem, Yube, que, ao se apaixonar por uma mulher-sucuri, transformou-se em sucuri também e passou a viver com ela no mundo profundo das águas. Nesse mundo, Yube descobriu uma bebida alucinógena com poderes curativos e de acesso ao conhecimento. Um dia, sem avisar a esposa-sucuri, Yube decide voltar à terra dos homens e retomar a sua antiga forma humana. O mito explica também a origem do cipó ou ayahuasca –
Em 1997, foi lançado o filme de terror Anaconda, sobre a serpente, o qual foi gravado no Brasil e no Peru.
fonte: wikipedia
Eu nasci e vivo no Mato grosso do Sul, até hoje não vi sucuris fora do zoológico
Toda essa correria por causa desse filhotinho? kkkkkkkkk
Sobre sucuri em Mato grosso, vai da região. Onde eu moro, não tem sucuri na esquina. É mais pra quem se adentra na zona rural. Sei que pode não ser a intenção, mas as pessoas pensam que aqui no MT convivemos no meio do mato com onça e sucuri .
Ótimo argumento
Mas nesse caso quem está invadindo o espaço foi a cobra né mas foi trazida pela chuva
Ai o biólogo fala pra não matar a cobra
Será que quando ela estiver com fome ela vai lembrar olha esse cara me salvou então eu não posso comelo
Sucuri no MT ???kkkktambem achei estranho, pensei que la só havia mambas kkkksera que tem jacarés e bois também??🤔
Bela explicação, fica a dica ao invés de matar os animais, chamar um órgão especializado nessas capturas, um belo vídeo fica a dica professor…