Sucuri atravessa rua, Reprodução de Sucuri | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
17 de abril de 2024Eunectes murinus
(Linnaeus, 1758)
Eunectes murinus, vulgarmente conhecida como sucuri, sucuriú, sucuriju, sucuruju, sucurijuba, sucurujuba, boiaçu, boiguaçu, boiuçu, boioçu, boiçu, boiuna, boitiapoia, arigboia, anaconda e viborão, é a maior e mais conhecida das espécies existentes de sucuri. É encontrada na América do Sul, nas regiões alagadas, onde há presas em abundância, como jacarés e capivaras. Pode ultrapassar os cinco metros de comprimento e exceder os noventa quilogramas, porém seu tamanho médio é bem menor.
Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri. “Sucurijuba” e “sucurujuba” provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”.”Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna. “Arigboia” possui origem tupi. “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”). “Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Eunectes” vem do grego εὐνήκτης, significando “boa nadadora”, enquanto “murinus” vem do latim e significa “dos ratos”, por conta de seus hábitos alimentares.
Os desenhos de seu corpo do pescoço até o rabo lembram a letra O. Sua face possui dois riscos laterais: um deles surge do olho e o outro, da parte de cima da cabeça.
É uma das maiores serpentes do mundo e a mais pesada existente, chegando aos 5,21 metros de comprimento e a uma massa de 97,5 kg,embora normalmente não passe dos 3 metros. A maior sucuri-verde já mantida em cativeiro supostamente media 6,28 metros quando morreu em 1960 no Zoológico de Pittsburgh, e pesava mais de 90 kg.Uma sucuri de 4,5 m teria aproximadamente o peso de uma píton-reticulada de 7,4 m.Normalmente possuem uma massa de 30-70 kg, porém não são raros os relatos de sucuris mais pesadas. Acredita-se que uma sucuri de 8 metros pesaria por volta de 200 kg.
No Instituto Butantan, em São Paulo, há uma pele preservada de 10 m, que supostamente pertenceu à uma serpente de 7,6 metros. Na Colômbia, em 1978, o herpetologista William W. Lamar teria encontrado um espécime de 7,5 m, cujas estimativas de peso variavam entre 136-180 kg.Há também vários outros relatos não-confirmados de sucuris com tamanhos de 6 ou mais metros de comprimento, incluindo um suposto exemplar medido em 1962 que teria um comprimento de 8,46 metros.
São encontradas na América do Sul. No Brasil, podem ser encontradas sucuris em todas regiões, de norte a sul. Os maiores exemplares são encontrados na Amazônia, pois lá encontra-se o habitat perfeito para a sobrevivência desses animais.
As sucuris não são cobras peçonhentas, pois elas possuem dentição áglifa e matam suas presas por constrição, para depois engolir a presa por inteiro.
Costumam se alimentar de vários tipos diferentes de presas: peixes, aves, mamíferos variados (incluindo antas, cervos, capivaras e até mesmo suçuaranas) e outros répteis (incluindo jacarés). Às vezes podem inclusive cometer canibalismo
As sucuris, também conhecida como anacondas, arigboias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapoias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões, é um gênero de boinae encontradas na América do Sul. Eles são um grupo semiaquático de cobras e incluem uma das maiores cobras do mundo, Eunectes murinus, a sucuri-verde. O nome Eunectes é derivado da palavra grega Eυνήκτης, que significa “bom nadador”. Quatro espécies são reconhecidas atualmente.
Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e
Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
Dimorfismo de tamanho sexual em Eunectes é o oposto da maioria dos outros vertebrados. As fêmeas são maiores que os machos da maioria das cobras, e as anacondas verdes (E. murinus) têm uma das diferenças de tamanho mais extremas, onde as fêmeas têm em média 32 kg e os machos em média apenas 7 kg.Essa diferença de tamanho tem vários benefícios para ambos os sexos. O tamanho grande em fêmeas leva a maior fecundidade e maior tamanho de prole; Como resultado, a escolha do parceiro masculino favorece as fêmeas maiores. O tamanho grande também é favorecido nos machos porque os machos maiores tendem a ter mais sucesso na reprodução, tanto por causa de sua vantagem de tamanho na rivalidade de resistência quanto de sua vantagem na competição espermática, porque machos maiores são capazes de produzir mais esperma.
fonte: Wikipedia
#Biólogo #Biologia #BiólogoHenrique
Artigos relacionados:
https://biblat.unam.mx/es/revista/international-journal-of-morphology/articulo/growth-shedding-and-food-intake-in-captive-eunectes-murinuslinnaeus-1758-serpentes-boidae
https://bioone.org/journals/copeia/volume-104/issue-2/CE-15-238/Natural-History-of-Neonatal-Green-Anacondas-Eunectes-murinus–A/10.1643/CE-15-238.short?tab=ArticleLink
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-08112013-115255/publico/VIVIANE_CAMPOS_GARCIA_Original_Completa.pdf
https://www.bbc.com/news/av/uk-england-hereford-worcester-28886642
https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/188
https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/188
O mais top é o teiú aguardando a tráfego , parabéns pelo trabalho Henrique
Uma sucuri fêmeas e outros machos
Nao dar pra fica maravilhando com esses animais ela e um dos meus animais favoritos
Acho linda essa sua preocupação com as crianças, eu assisto seus vídeos com minha filha de 5 anos, e ela ama os vídeos que tem fogos no final, ela fala “mamãe , a cobra conseguiu, ela venceu” kkkkk como se a cobra tivesse vencido um campeonato 😂🤣