Sucuri Canibal Ataca e Mata “Amiga” em Lucas do Rio Verde MT | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
17 de abril de 2024O pescador esportivo Luan Negrini, registrou nesta quinta-feira (03/06/21) uma briga entre duas cobras sucuris, em uma área rural privada no município de Lucas do Rio Verde, no Estado de Mato Grosso.
Segundo Luan, o registro da briga entre as duas serpentes ocorreu em uma área de propriedade privada localizada na região da comunidade rural ‘Campinho Verde’ (a 20 km do Centro de Lucas).
A sucuri atacou uma menor. Durante o duelo e a decisão de quem morreria e de quem viveria, a menor tentou se livrar do ‘abraço” mas perdeu para ela.
Notando a presença de humanos nas redondezas, a sucuri sobrevivente soltou a menor, já estava morta, e tomou sentido ignorado escondendo-se pela vegetação como é possível ver no vídeo. Confira.
As sucuris, também conhecida como anacondas, arigboias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapoias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões, é um gênero de boinae encontradas na América do Sul. Eles são um grupo semiaquático de cobras e incluem uma das maiores cobras do mundo, Eunectes murinus, a sucuri-verde. O nome Eunectes é derivado da palavra grega Eυνήκτης, que significa “bom nadador”. Quatro espécies são reconhecidas atualmente.
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e
Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
Todas as quatro espécies são cobras aquáticas que atacam outros animais aquáticos, incluindo peixes, aves aquáticas, jacarés e capivaras. Alguns relatos existem de anacondas que predam
animais domésticos, como cabras e em algum momento até mesmo Jaguar,que se aventuram muito perto da água.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri.”Sucurijuba” e “sucurujuba” provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”.”Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi.[6] “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”). “Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri. “Sucurijuba” e “sucurujuba”
provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”. “Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi. “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”).”Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Eunectes” vem do grego εὐνήκτης, significando “boa nadadora”,
Segundo o mito fundador Kaxinawá, houve um homem, Yube, que, ao se apaixonar por uma mulher-sucuri, transformou-se em sucuri também e passou a viver com ela no mundo profundo das águas. Nesse mundo, Yube descobriu uma bebida alucinógena com poderes curativos e de acesso ao conhecimento. Um dia, sem avisar a esposa-sucuri, Yube decide voltar à terra dos homens e retomar a sua antiga forma humana. O mito explica também a origem do cipó ou ayahuasca –
Em 1997, foi lançado o filme de terror Anaconda, sobre a serpente, o qual foi gravado no Brasil e no Peru.
fonte: wikipedia
#BiólogoHenrique #Biólogo #Serpentes
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCxSbDOAmDA9xSDd3Numjsmg/join
O canal é apresentado pelo Biólogo Henrique para a divulgação científica, visando traduzir a linguagem científica para que qualquer pessoa possa entender os avanços da ciência, principalmente sobre as ciências biológicas como Zoologia, Botânica, Ecologia e outras
Nosso Canal está fazendo um bom trabalho de conscientização ambiental, considere em apoiar o canal com um PIX.
Chave PIX: reidabalburdia@gmail.com
Artigos relacionados no Nosso site: http://www.biologohenrique.com
obrigado como sempre prestativo.
Henrique fiz uma filmagem de uma suaçuboia pegando um rato caso queira posso Enviar este vídeo para seu canal
Eu já precisei situações como essa ,que ocorrem muito após o acasalamento a fêmea que geralmente é maior após o ato estrangula e devora o parceiro ,pelo que percebie ,o que ocorreu aí, foi que a presença das pessoas à assustaram ,por isso ela largou e si afugentou, e o fato deles terem tocado no “difunto ” pode ser que ela não tenha voltado pra terminar o lanche ,kkk
eles disseram que não queria incomodar, mas com certeza a presença deles ali,atrapalhou um situação é mais comum do que muitos imaginam ,só que anteriormente nao eram registrado com mais frequência, agora com a tecnologia isso torna si mais possível.
Achei que fosse um macho e fêmea acasalando
Esse canal é realmente diferenciado! Informações e conteúdo relevantes. Que Balbúrdiaaaa Sucuri…kkkkk Valeu professor!
Sucuri deve comer de tudo.