Sucuri de 8 metros em Morro Agudo SP? | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras 🐍
17 de abril de 2024“Sucuri deixa rastro por vegetação queimada até chegar a brejo em Morro Agudo, SP; vídeo
Animal foi flagrado por administrador de fazenda enquanto seguia trajeto por mata devastada por fogo. Segundo morador, cobra tinha oito metros de comprimento.
Um vídeo feito pelo administrador de uma fazenda na zona rural de Morro Agudo (SP) mostra uma sucuri seguindo pela vegetação queimada até um brejo. As imagens mostram ainda o largo rastro deixado pela cobra no chão durante o deslocamento dela até a água. “Parece que passou um pneu de caminhonete aqui”, diz Ronaldo Antunes.
O flagrante aconteceu na terça-feira (24). Segundo Antunes, cobras como sucuris já foram vistas na fazenda por causa de uma área de mata na propriedade. No entanto, a vegetação foi devastada por um incêndio no início da semana.
Por causa das queimadas que assolam o município há 15 dias, a Prefeitura de Morro Agudo decretou estado de calamidade pública. O vento, o calor e o tempo seco contribuem para a propagação das chamas. As condições climáticas favoreceram até mesmo um redemoinho gigante de poeira, registrado no domingo (26).”
Por G1 Ribeirão Preto e Franca
As sucuris, também conhecida como anacondas, arigboias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapoias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões, é um gênero de boinae encontradas na América do Sul. Eles são um grupo semiaquático de cobras e incluem uma das maiores cobras do mundo, Eunectes murinus, a sucuri-verde. O nome Eunectes é derivado da palavra grega Eυνήκτης, que significa “bom nadador”. Quatro espécies são reconhecidas atualmente.
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e
Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
Todas as quatro espécies são cobras aquáticas que atacam outros animais aquáticos, incluindo peixes, aves aquáticas, jacarés e capivaras. Alguns relatos existem de anacondas que predam
animais domésticos, como cabras e em algum momento até mesmo Jaguar,que se aventuram muito perto da água.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri.”Sucurijuba” e “sucurujuba” provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”.”Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi.[6] “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”). “Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri. “Sucurijuba” e “sucurujuba”
provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”. “Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi. “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”).”Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Eunectes” vem do grego εὐνήκτης, significando “boa nadadora”,
Segundo o mito fundador Kaxinawá, houve um homem, Yube, que, ao se apaixonar por uma mulher-sucuri, transformou-se em sucuri também e passou a viver com ela no mundo profundo das águas. Nesse mundo, Yube descobriu uma bebida alucinógena com poderes curativos e de acesso ao conhecimento. Um dia, sem avisar a esposa-sucuri, Yube decide voltar à terra dos homens e retomar a sua antiga forma humana. O mito explica também a origem do cipó ou ayahuasca –
Em 1997, foi lançado o filme de terror Anaconda, sobre a serpente, o qual foi gravado no Brasil e no Peru.
fonte: wikipedia
#Biólogo #Biologia #BiólogoHenrique
FAla r a a vc Enrique vc tem toda razão
Eaí biólogo Henrique qual o tamanho das pítons dos Everglades ? Passaria dos 6 mts ?
Galera n acredito em cobra de 15 metros mais é bem visto que também a maior cobra só com cinco. Vinte também acho mentira
8 metros eita preula kklkkk
Se me desafiarem a encontrar uma sucuri de 8 metros. Eu posso encontrar. Más de 9 metros, eu nem vou tentar.
Muito linda 🐍🐍😍
Uns 4 metros pra fora da água e sem ver a parte que está afundada no barro ele garante que tem mais 4 metros. kkkkkkkkk