Sucuri de aproximadamente 5 metros em cima de muro e surpreende moradores em Várzea Grande (MT)

17 de abril de 2024 22 Por Canal do Youtube (Parceiro)



#animais #natureza #bio #biologia #biologo #biologa #biologicas #ciência #animal #zoo #zoologia #ecologia #bichos #bicho #vocesabia #curiosidades #explorar #biologohenrique #faunasilvestre #meioambiente #sucuri #anaconda #sucuriverde #eunectesmurinus

🐍Uma sucuri de aproximadamente cinco metros foi resgatada neste domingo (7), em cima do muro de uma casa no distrito de Bonsucesso em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Um vídeo registrado por moradores mostra o animal no muro da residência e o resgate. (Assista acima)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes foram acionadas por volta das 07h, foi realizado o resgate da sucuri e devolvida ao seu habitat natural. Ninguém ficou ferido.

A dona Cilbene Rosa Maria da Conceição, de 60 anos, testemunhou o ocorrido e conta que por mais que tenha ficado surpresa com a presença do animal, a presença de cobras nessa época do ano é bem comum.

“Aqui é comum aparecer cobras nessa época, principalmente, por causa das chuvas, mas uma cobra desse tamanho, não é comum. Essa deve ter vindo do rio, que é bem perto de onde ela apareceu”, diz.
A rua principal do distrito, onde a cobra apareceu, é de paralelepípedos, reúne casas humildes, peixarias e construções históricas e fica na beira do rio.

Após enchente, moradores registram sucuri amarela em rua de Cáceres (MT)
Cobra sente calor? Guia de turismo encontra sucuri em caixa térmica durante passeio no Pantanal de MT; vídeo
🤔Cobra em cima de muro?
De acordo com Henrique Abrahão Charles, conhecido biólogo das cobras, o registro feito em Bonsucesso é incomum, uma vez que a espécie sucuri é aquática e não costuma escalar.

“É uma sucuri-verde! Coisa impressionante. Elas geralmente não escalam, são aquáticas, mas podem escalar, se quiserem, mas é raro. Ter uma sucuri em cima do muro não é muito comum. É um registro muito interessante e bacana. Eu já vi vídeo de sucuri subindo em poste, mas bem menor que essa, que é bem grande”, disse.
Para o Henrique, que também é professor e analista ambiental, trata-se de uma fêmea adulta, em estado reprodutivo. “Ela parece estar bem tranquila ali, até relaxando”, completou.

O canal é apresentado pelo Biólogo Henrique para a divulgação científica, visando traduzir a linguagem científica para que qualquer pessoa possa entender os avanços da ciência, principalmente sobre as ciências biológicas.
No canal do YouTube Biólogo Henrique – o Biólogo das Cobras exibe a biologia das Serpentes de maneira inusitada, abordando temas em defesa da Ciência, combate à pseudociência, defesa do profissional Biólogo, do meio ambiente, preservação da natureza, educação ambiental, zoologia, ecologia e cultura nerd.

Apresenta, explica e trata o tema animal de maneira divertida e descontraída, sobre cobras do mundo, serpentes brasileiras (como jararaca, jararacuçu, cascavel, surucucu, urutu cruzeiro, cobra coral) e demais animais peçonhentos (como abelha, taturana, escorpião, aranha), saúde pública e importância médica
Curiosidades da fauna silvestre também são abordadas, exibindo a biodiversidade do Brasil e do mundo, incluindo vídeos de predadores como onça, leão, leopardo, tigre, jaguatirica, demais felinos, urso, lobo, hienas, águia, gavião, falcão, coruja, tucano, araçari, siriema, dentre outras aves, jacaré, crocodilo, cobra-rei, anaconda, piton, tubarão, orca entre outros…, com destaque para o dia a dia da vida animal, revelando suas características, estado de conservação, exibindo flagrantes das relações ecológicas de bichos como macaco, mico, elefante, anta, tamanduá, ariranha, capivara, zebra, bicho-preguiça, sapo, inseto e muitos outros que terão a oportunidade de vislumbrar e saber mais sobre eles.
Acompanhe o canal, inscreva-se para não perder vídeos novos, comente sua opinião ou experiência vivida com algum bicho e compartilhe com amigos!!!!