Sucuri Gigante Capturada em Área Urbana de SP | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
17 de abril de 2024“”””Vídeo mostra cobra sucuri capturada em área urbana de SP
Animal foi capturado por bombeiros em rua de Barretos e vai ser reintegrado à natureza pela Polícia Militar Ambiental. “Segunda maior cobra do mundo”, diz biólogo
Uma sucuri de gigante foi capturada por bombeiros nesta quarta (9) em uma área urbana de Barretos, no norte de SP. Contatados pelo Portal Costa Norte, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental da cidade confirmaram a informação.
Um vídeo do momento da captura (assista abaixo), mostra um grupo de cinco bombeiros se esforçando para domar a cobra, tamanha é a força do animal. “Ela é muito pesada”, afirma um bombeiro. “Tem força demais”, completa outro. A captura durou cerca de 40 minutos.
A cobra, disse o Corpo de Bombeiros da cidade, foi encontrada em uma área urbana no Jardim Europa. Perto do local, há uma lagoa popularmente conhecida como Lagoa das Cobras.
“Ela vai ser solta no habitat dela em algum local mais afastado do centro urbano” afirmou o cabo Wendel Lima, da Polícia Militar Ambiental da cidade. “No momento, ela está no Corpo de Bombeiros da cidade. A Polícia Ambiental vai lá buscar esse animal e fazer a devida soltura, a princípio, hoje”.
“É uma sucuri verde, a segunda maior cobra do mundo e a cobra mais pesada do mundo”, afirmou, após analisar imagens do animal, o biólogo, divulgador científico e especialista em herpetologia, Henrique Charles Abrahão. “Dá pra ver que é uma fêmea adulta. Ela é encontrada no Brasil e em alguns outros países da América Latina”.
Segundo o especialista, apesar de não ser venenoso, pelas dimensões avantajadas, é necessário cuidado no contato com o animal.”””””
Fonte: Sistema COSTA NORTE de comunicação
sucuris, também conhecida como anacondas, arigboias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapoias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões, é um gênero de boinae encontradas na América do Sul. Eles são um grupo semiaquático de cobras e incluem uma das maiores cobras do mundo, Eunectes murinus, a sucuri-verde. O nome Eunectes é derivado da palavra grega Eυνήκτης, que significa “bom nadador”. Quatro espécies são reconhecidas atualmente.
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e
Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
Todas as quatro espécies são cobras aquáticas que atacam outros animais aquáticos, incluindo peixes, aves aquáticas, jacarés e capivaras. Alguns relatos existem de anacondas que predam
animais domésticos, como cabras e em algum momento até mesmo Jaguar,que se aventuram muito perto da água.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri.”Sucurijuba” e “sucurujuba” provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”.”Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi.[6] “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”). “Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri. “Sucurijuba” e “sucurujuba”
provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”. “Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi. “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”).”Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Eunectes” vem do grego εὐνήκτης, significando “boa nadadora”,
Segundo o mito fundador Kaxinawá, houve um homem, Yube, que, ao se apaixonar por uma mulher-sucuri, transformou-se em sucuri também e passou a viver com ela no mundo profundo das águas. Nesse mundo, Yube descobriu uma bebida alucinógena com poderes curativos e de acesso ao conhecimento. Um dia, sem avisar a esposa-sucuri, Yube decide voltar à terra dos homens e retomar a sua antiga forma humana. O mito explica também a origem do cipó ou ayahuasca –
Em 1997, foi lançado o filme de terror Anaconda, sobre a serpente, o qual foi gravado no Brasil e no Peru.
fonte: wikipedia
Colabore com o canal. PIX: reidabalburdia@gmail.com
É por Risso que eu digo que medir um animal desse TAMANHO é quase impossível…e esse animal tem mais de 4 metros
Esse cranio de T-Rex foi uma edicao quinzenal de banca de revista lançada a alguns anos atras onde vinham as peça do dinossauro pra montar.
3u Assisto ele e gosto mas a respeito do tamanho das sucuris ele mente
Em troca de fama tem mano que rebola e usa até baton😂