Sucuri quase devorou cachorrinho, ENTREVISTA! Biólogo Henrique REACT
17 de abril de 2024“”””Três pessoas conseguiram evitar que um filhote de cachorro fosse devorado por uma sucuri de aproximadamente 7 metros de comprimento e 70 kg, domingo, em Marabá (PA). Eles tiraram o cão da boca da cobra, e o pet, apesar de ferido, foi medicado e está se recuperando. A cobra será devolvida à natureza.
A sucuri apareceu no igarapé que corta o sítio do casal Sara e Pedro Calazans, localizado na entrada da cidade. Pedro é veterinário e faz atendimentos na região.
Sara e o estagiário de Paulo, Caio Almeida, estavam pescando às margens do igarapé quando foram surpreendidos pelo ataque. Sara reagiu imediatamente entrando na água para salvar o filhote, que é sem raça definida e tem apenas 3 meses.
– Foi muito rápido. Ela (cobra) estava do meu lado e não vi. Só percebi quando se atracou na parte traseira do cachorro e o arrastou para dentro d’água. Procurei alguma coisa para puxar ela pra fora, mas não achei. Então tive que puxar pelo rabo e ir arrastando para fora.
Segundo o casal, o cachorro não tem nome e pertence a um vizinho que está ausente de casa. Ele fica solto na área do condomínio com outros animais do mesmo tutor.
Para tirar a sucuri da água, ela contou com a ajuda de Caio e Pedro, que seguraram o meio e a cabeça da sucuri. Eles sacudiram seu corpo para forçá-la a soltar o filhote.
“Conseguimos fazer a cobra soltar o cachorro uma vez, mas ela pegou de novo. Ele ficou paralisado, achei que estava morto, até porque pensei que tinha se afogado. Mas quando conseguimos soltá-lo começou a se mexer e chorar”, relata Sara.
Além de muito assustado, o filhote ficou com ferimentos no dorso e nas patas traseiras, mas nenhuma fratura. Ele foi atendido pelos veterinários e está se recuperando.
“Ele ficou bastante machucado, mas lavamos os ferimentos e aplicamos anti inflamatórios e hoje está bem melhor. Já estava até brincando com outro cachorro”, conta Pedro.
No momento do salvamento Sara diz que não percebeu o tamanho da sucuri.
– Na hora eu não pensei muito. A única coisa que pensei que ela poderia fazer era me atacar, mas o Caio iria me ajudar. Depois que vi o tamanho é que fui me dar conta de que poderia ter me agarrado ali.A cobra foi acondicionada em uma caixa d’água e deve ser solta esta semana. “A gente quer usar essa sucuri como exemplo para todo mundo que acha que o caminho é sempre matar. Tem uma conduta a ser feita. Vamos soltá-la na natureza em alguma fazenda ou reserva indígena na região”, revela o veterinário Pedro Calazans.Sara é treinadora de cavalos para equitação e sempre trabalhou em fazendas. Ela conta que não foi a primeira vez que lidou com uma sucuri. “Já tinha pego outra antes, mas era menor. Tinha uns três metros e chegou a me morder, mas consegui me soltar”.”””””
Fonte :TNH1 Uol
“Os desenhos de seu corpo do pescoço até o rabo lembram a letra O. Sua face possui dois riscos laterais: um deles surge do olho e o outro, da parte de cima da cabeça.
É uma das maiores serpentes do mundo e a mais pesada existente, chegando aos 5,21 metros de comprimento e a uma massa de 97,5 kg,[2] embora normalmente não passe dos 3 metros. A maior sucuri-verde já mantida em cativeiro supostamente media 6,28 metros quando morreu em 1960 no Zoológico de Pittsburgh, e pesava mais de 90 kg.[9] Uma sucuri de 4,5 m teria aproximadamente o peso de uma píton-reticulada de 7,4 m.[10] Normalmente possuem uma massa de 30-70 kg, porém não são raros os relatos de sucuris mais pesadas. Acredita-se que uma sucuri de 8 metros pesaria por volta de 200 kg.[9]
No Instituto Butantan, em São Paulo, há uma pele preservada de 10 m, que supostamente pertenceu à uma serpente de 7,6 metros.[9] Na Colômbia, em 1978, o herpetologista William W. Lamar teria encontrado um espécime de 7,5 m, cujas estimativas de peso variavam entre 136-180 kg.[11] Há também vários outros relatos não-confirmados de sucuris com tamanhos de 6 ou mais metros de comprimento, incluindo um suposto exemplar medido em 1962 que teria um comprimento de 8,46 metros
Comportamento
Geralmente, evitam contato com humanos e, quando se sentem ameaçadas, o mínimo que pode acontecer é reagir com uma mordida à pessoa. Extremamente raros são os casos de pessoas serem ingeridas, isso só acontece quando o animal está com muita fome. Vivem a maior parte do tempo submersas, pois na água é onde elas são mais rápidas, ficando mais fácil a captura dos alimentos.
Apesar de existirem muitas lendas sobre as anacondas, elas são animais lentos na terra, por isso elas podem ficar mais agressivas – por não ter muito refúgio, podem usar a agressividade como proteção. As principais defesas incluem dar botes para manter o agressor longe e proteger a própria cabeça enrolando o seu corpo em volta.
Distribuição geográfica
São encontradas na América do Sul. No Brasil, podem ser encontradas sucuris em todas regiões, de norte a sul. Os maiores exemplares são encontrados na Amazônia, pois lá encontra-se o habitat perfeito para a sobrevivência desses animais.
fonte wikpedia
As pessoas que tem um habitat como esse, tem que agradecer Deus todos os dias. Muito lindo!
👏👏👏👏👏👏👏
Que bom se todos os humanos fossem como vcs . Amaria morar nesse paraíso
Show parabéns. Mulher corajosa nota mil!!👍👏👏
Gostei muito da bravura da Sara e do Pedro.. Parabéns pela coragem
Incrível essa rapariga, guerreira mesmo. 👍🏻👍🏻👍🏻