Todos os creditos e referências ao produtor deste conteúdo!
Poste suas dúvidas abaixo nos comentários e ajude-nos a divulgar o Mundo Animal!
qua, maio 22, 2024 9:09pm
https://www.youtube.com/watch?v=bj2GRYTPdP0
Entrevistas realizadas com os integrantes do Terno Flor de Maio, 11 dias após a morte de Dona Carmelina que capitaneava e foi a criadora o grupo.
Congada, congado ou congo, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã e de matriz africana.
Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos escravos negros. Em algumas congadas, se recorda a figura de Chico Rei e da luta entre cristãos e mouros.
A congada é celebrada de norte a sul do Brasil. Não há um dia fixo, mas os meses de maio e outubro consagrados a Nossa Senhora, costumam ser escolhidos para a festa.
A congada é mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia.
No entanto, suas origens remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes.
Ao chegar à colônia, os negros se reconheceram imediatamente com santos negros como são Benedito, o Africano, santa Efigênia, uma princesa etíope, e Nossa Senhora do Rosário.
Todos esses santos foram identificados com os ancestrais africanos e eram homenageados com cultos e igrejas construídas com o trabalho e o dinheiro de alforriados e escravizados.
Outra figura saudada na festa é a da princesa Isabel, por seu papel na libertação dos escravos. Cruza-se a tradição de uma figura da monarquia africana com a brasileira.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/congada/
Dizem – “linda, como uma deusa grega”. Hoje vi uma deusa brasileira.)
D+
❤ Parabéns Chico Abelha 🐝 que vídeo lindo e pessoas ❤ maravilhósas ❤
Esse lugar é um patrimônio cultural ❤
Sem palavras por esse vídeo simplesmente maravilhoso