Top 5 ORQUÍDEAS que AMAM SOL e CALOR
14 de setembro de 2022Conheça a Universidade Minhas Plantas: http://universidademinhasplantas.com.br/
Se você gosta de orquídeas e tem um jardim ou varanda que recebe muito Sol, este vídeo é pra você! Nossa jardineira Carol Costa apresenta cinco espécies de orquídeas que adoram crescer em locais que recebem luz solar o dia todo e, olha só, são pra cultivar em substrato normal – oi, chão do jardim! Bora conhecer essas belezas?
Diferente da maioria das espécies que vemos em orquidários, ou ainda, longe da Phalaenopsis, a espécie mais conhecida de orquídea, as plantas desta lista são cultivadas em local de sol forte e que ficam super felizes se recebem luz solar por oito horas. Aguentam vento, maresia e são cultivadas em substrato comum – não utilize cascas de pínus ou outros substratos normalmente usados pra orquídeas. E, todas as plantas desta lista são espécies nativas.
#1. orquídea-grapete: com suas folhas plissadas e flores que possuem um cheirinho de uva (daí seu nome), a grapete (Spathoglottis unguiculata) vai bem plantada em touceiras e, você pode encontrar variedades com flores diferentes da tradicional “uva”.
#2. orquídea-bambu: muito utilizada no paisagismo em bordaduras e próximas à paredes, essa é uma orquídea bastante conhecida. A orquídea-bambu (Arundina bambusifolia) gosta do Sol e, se você cultivá-la num local que recebe sombra em uma parte do dia, a planta fará um malabarismo pra tentar alcançar a área mais ensolarada. Dá pra tirar mudas a partir de estacas.
#3. Vanda teres: não confunda com aquela orquídea de flores enormes e raízes expostas e longas e que vive pendurada (a Vanda hybrid). A Vanda teres gosta mesmo é de fixar suas raízes no chão, curte um ventinho e cresce em locais secos. A teres cresce formando uma touceira longa e possui hastes duras. A melhor parte, é que suas folhas são bem duráveis!
#4. Cyrtopodium: outra espécie nativa, esta orquídea cresce na areia da praia. com caule grosso, as folhas novas desta planta possuem uma cor bem clara, quase prateada. A Cyrtopodium dá longas hastes e suas flores atraem abelhas.
#5. Renanthera: uma planta trepadeira, lembrando muito o jeito que cresce sua outra prima, a baunilha (Vanilla planifolia). Suas flores são produzidas nas ponteiras que ficam soltas no ar, e não nas partes agarradas ao tutor. Quer que a planta dê flores? Desgrude algumas hastes e em breve, flores surgirão! As hastes florais da Renanthera dão flores de um tom vermelho incrível e é muito utilizada por floristas na criação de arranjos de plantas tropicais.
Quer aproveitar e aprender muito mais sobre plantas e encher sua casa com mais verde? Se inscreva no Mão na Terra, o Curso Gratuito de Jardinagem que vai rolar de 2 a 5 de maio, às 20h, no YouTube: https://minhasplantas.unvk.me/ytppl3
Materiais e plantas mostrados no vídeo:
orquídea-grapete (Spathoglottis unguiculata)
orquídea-bambu (Arundina bambusifolia)
Vanda teres
Cyrtopodium
Renanthera
Figurino:
Carol usa colar Michael Michaud – https://www.instagram.com/michaelmichaudjewellery/
vestido Lenny Niemeyer – https://www.instagram.com/lennyniemeyer/
Links:
Reproduzindo orquídeas através de sementes
https://minhasplantas.com.br/tv/orquideas/por-que-e-dificil-germinar-sementes-de-orquideas/
Universidade Minhas Plantas – http://universidademinhasplantas.com.br/
Loja Minhas Plantas – http://loja.universidademinhasplantas.com.br/