TRADIÇÃO FAMILIAR – RAPADURA DE PARAISÓPOLIS
20 de julho de 2022Há pelo menos 3 gerações, a família de Adelmo Lúcio Vieira transforma, artesanalmente, a cana em açúcar, melado e rapadura. E tudo indica que uma quarta geração vai seguir a tradição.
Hoje, no Bairro do Coqueiro em Paraisópolis MG, eles moem todos os dias aproximadamente 240 litros de caldo de cana e conforme e qualidade da cana e a demanda, fazem rapadura, taida, melado ou açúcar mascavo, que antes era conhecido pelo nome de açucrão.
Adelmo está trabalhando de servente de pedreiro pois após a morte do pai as terras de arrendo voltaram para a mão dos donos e a família passou a comprar cana, uma carreta por dia. Adelmo, que é o filho mais novo e recebeu do pai, pouco antes de morrer, a incumbência de dar continuidade ao trabalho, procurou novas terras, plantou e tão logo os novos canaviais comecem a produzir, sua intenção é viver somente da cana de açúcar. Nesta atividade estão envolvidas sua esposa e sua mãe e eventualmente, estando livres, também os filhos, que manifestaram vontade de seguir o pai quando perguntados.
Eles atendem encomendas e com sorte (às vezes a produto acaba devida a alta demanda) pode-se comprar diretamente no local de produção.
Fone de contato: 035 8416 2421 com Adelmo ou dona Lourdes, a mãe dele.