Três TRUQUES sobre BAUNILHA e suas FAVAS

14 de setembro de 2022 20 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Começar um jardim ou uma horta pode parecer um desafio, principalmente para quem nunca teve experiência em plantio. Mas, cultivar plantas ou alimentos pode ser muito mais simples do que parece, se você seguir algumas dicas de quem já tem experiência.
  1. Plante coisas da estação

Antes de iniciar o plantio, atente às condições da estação e veja quais são as plantas ou alimentos mais apropriados para esta época. Um cultivo bem-sucedido envolve conhecer as sementes e entender o que elas precisam para se desenvolver adequadamente. Lembre-se que cada região tem suas particularidades, então gaste um tempo pesquisando o que melhor se adapta à sua área e quais períodos do ano são os mais indicados para o plantio.
  1. Use substratos de qualidade

Antes de escolher qual substrato você vai comprar, analise quais são os nutrientes que ele possui. Não opte apenas pelo mais barato. As plantas precisam de um solo nutritivo para se desenvolverem, principalmente quando são cultivadas em vasos, caixas ou em qualquer outro recipiente.
  1. Pesquise qual deve ser o manuseio adequado para o seu plantio

Quando falamos em cultivar alimentos, cada um tem suas particularidades. É muito importante conhece-las, para garantir que eles serão produtivos sempre. Portanto, quando escolher o que plantar, veja também quais serão os cuidados no futuro. Por exemplo: cenoura e feijão são sensíveis a perturbações nas raízes, portanto, não devem ser plantadas em vasos e depois transplantadas para outro solo. Já o tomate pode ser cultivado em vasos e depois transportado para espaços maiores.
- Publicidade -
  1. Saiba do que a sua planta gosta

Algumas plantas gostam de passar longos períodos no sol, enquanto outras se desenvolvem melhor à sombra. Os tomates vão muito bem com o sol, mas o alface, agrião, espinafre e muitos outros precisam de uma sombrinha.
  1. Forneça a quantidade certa de água

Assim como o sol, a quantidade de água é determinante para garantir o desenvolvimento das plantas. A maior parte delas não gostam de solo seco, mas nem todas gostam de muita água. A chave para o sucesso é manter uma rela regular. O simples toque na terra já dá para perceber se ela está seca ou úmida. O ideal é mantê-la sempre úmida, mas, lembre-se: pode ser que a sua espécie goste mais de água, por isso, sempre pesquise as condições ideais antes de qualquer decisão.
v
  1. Comece com plantas fáceis de lidar

As ervas são ideais para quem está começando a plantar e ainda não tem experiência em lidar com a terra. Elas se desenvolvem com facilidade, são extremamente úteis e vão te ajudar a ganhar confiança para investir em alimentos que precisam de cuidados mais específicos. Algumas sugestões são: alecrim, manjericão, orégano e cheiro-verde.
  1. Não desanime com os erros

Cultivar alimentos também tem momentos complicados. Nem sempre, mesmo com todos os esforços, as coisas não sairão como planejado. Até mesmo os agricultores experientes são surpreendidos na hora da colheita. Plantar também é um jogo de erros e acertos, até que tudo se acerte. Portanto, não desanime diante de uma experiência ruim. Sempre existe a possibilidade de aprender algo e tentar novamente, até com outras coisas.
  1. Nem tudo é culpa sua

Não ache que quando uma planta morre você é o culpado. Além de fazer parte do ciclo, existem inúmeros fatores que contribuem para o bom desenvolvimento ou morte de uma planta. Nem tudo está sob seu próprio controle.
  1. Troque experiências e converse com outras pessoas

Quem gosta de plantar, normalmente gosta de compartilhar experiências e histórias sobre isso. Aproveite essas oportunidades para aprender e entender melhor como funciona o universo das plantas. Não tenha medo de perguntar. Uma boa dica para quem usa o Facebook é participar do grupo dos Hortelões Urbanos. São mais de 55 mil pessoas de todo o Brasil compartilhando suas experiências e conhecimento.
  1. Aprenda com os seus erros e não tenha medo de falhar

O melhor jeito de aprender é fazendo. Não tenha medo de tentar e nem de pedir ajuda quando necessário. Ao longo do tempo você perceberá que o caminho do conhecimento é cheio de testes e erros, são eles que nos ajudam a aprender e entender melhor como as coisas funcionam. Isso vale para a jardinagem e para a vida.

filhotes golden retriever para comprarProcurando um Golden Retriever?

Estamos há mais 10 anos trabalhando nas melhores matrizes genéticas da raça. Todos nossos cães tem certificação e pedigree e as melhores características da raça. Clique saiba mais.






Conhece a fava da baunilha? Essa maravilha perfumada e saborosa é a vagem que se forma da flor da orquídea que leva o mesmo nome. Nossa jardineira Carol Costa já mostrou como cultivar, polinizar, colher as vagens e, agora, apresenta o resultado das três técnicas de cura das favas da baunilha. Você ainda fica sabendo três segredos em primeira mão! Dá o play pra assistir este vídeo delicioso!

Pra quem não viu os vídeos anteriores (os links estão aqui, no fim do texto) e quer saber mais sobre a planta, aqui vai um resumo rápido: a baunilha (Vanilla planifolia) é uma espécie do gênero Vanilla e a única de todas as orquídeas que gera um alimento pros humanos. Essa é uma verdinha terrestre e trepadeira, de desenvolvimento lento – mesmo assim, seu cultivo rende uma recompensa deliciosa pra quem tem paciência.

Falando em paciência, nossa louca das plantas cultivou sua baunilha desde uma simples mudinha. Sem flores e com um jeito bem simples, principalmente pra quem tá acostumado a cultivar orquídeas. Depois de 10 anos, a orquídea cresceu, deu flores e rendeu algumas colheitas de vagens de baunilha. Esse tempo todo se transformou em algumas dicas que você não vê por aí e que, nossa apresentadora jardineira compartilha com você agora!

Segredo #1: A seiva pode ser irritante
Quando Carol precisou podar a planta pra uma reforma na fachada do prédio onde cultivava sua baunilha – sim, dá pra cultivar a planta até em um apartamento! – ela aproveitou pra fazer algumas mudas. E, descobriu literalmente na pele, que a seiva da orquídea pode causar irritação. Coceira e vermelhidão foi o resultado de um pingo da seiva no braço. Tome cuidado ao cortar a planta, lave as mãos e mantenha os dedos longe dos olhos. Depois que o corte da planta secou, não existe problema em manuseá-la.

Segredo #2: como fazer a cura das vagens
Quem viu um dos vídeos (tem link aqui embaixo), sabe que Carol conseguiu polinizar várias flores da sua baunilha e o esforço valeu a pena: a planta produziu 58 vagens. Mas, como tudo na Vanilla planifolia é leeeento, o processo de cura também foi algo demorado. Nossa jardineira pesquisou e encontrou três técnicas diferentes pra conseguir transformar aquela vagem verde e sem graça na fava de baunilha perfumada que conhecemos.

Duas das técnicas envolvem colher a vagem ainda verde, após nove meses desde a polinização da flor e, aguardar que essas favas sequem naturalmente. A diferença é que em um dos métodos, as favas são fervidas rapidamente (vem vídeo no fim do texto) e, o outro sistema é apenas aguardar a secagem naturalmente. A secagem, em ambos os casos, levou sete meses. Enquanto a técnica da vagem fervida deixou a fava bem mais cheirosa no início e com o jeitão que conhecemos e encontramos nos supermercados, o método da secagem natural rendeu uma fava mais perfumada no fim do processo.

A terceira técnica envolve não colher a vagem e aguardar que ela seque na planta. O resultado desse método não foi dos melhores: a vagem se partiu no processo de secagem in natura e, grande parte das sementes – o que usamos nas receitas – acabou se perdendo. Das três técnicas, essa é a menos indicada.

Segredo #3: mudas pegam melhor em esfagno
Por ser uma orquídea terrestre, as mudas de baunilha são plantadas diretamente no substrato. Carol fez um teste (quem é da Universidade Minhas Plantas conhece o lema “testa, verdinho!”) e, percebeu que a muda plantada num berçário de esfagno se desenvolveu mais rápido, criando raízes em tempo recorde, como você pode ver no vídeo. Esfagno é um tipo de musgo muito utilizado no cultivo de orquídeas epífitas.

Dica bônus
Tem truque pra baunilha se desenvolver mais rápido? Sim, dá pra dar uma mãozinha pra natureza fornecendo adubo na quantidade certa, logo no início. Mistura Bokashi líquido na água que usará pra hidratar o esfagno. Essa ajudinha extra será importante pra planta bebê e você já começa o cultivo do pé de baunilha com o pé direito! 😉

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
musgo esfagno, da All Garden – https://www.instagram.com/allgarden.holambra/
Bokashi líquido, da Yes, We Grow! – https://www.instagram.com/yeswegrow/

Figurino:
Carol usa vestido da FARM – https://www.instagram.com/adorofarm/

Como cultivar e polinizar orquídea baunilha
https://minhasplantas.com.br/tv/orquideas/como-cultivar-e-polinizar-orquidea-baunilha/

Cultivando favas de baunilha em casa
https://minhasplantas.com.br/tv/orquideas/cultivando-favas-de-baunilha-em-casa/

Baunilha: como cuidar, colher e curar as vagens
https://minhasplantas.com.br/tv/orquideas/baunilha-como-cuidar-colher-e-curar-vagens/

Inscreva-se no grupo do Telegram (o nosso “Telegreen”): https://t.me/minhasplantas
Universidade Minhas Plantas – http://universidademinhasplantas.com.br/
Loja Minhas Plantas – http://loja.universidademinhasplantas.com.br/