Tronco de Árvore Lotado de Cobras

17 de abril de 2024 7 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Madagascar é o lar de mais de 80 espécies de cobras, nenhuma das quais é abertamente perigosa para os humanos. A ilha não tem víboras, cobras, mambas, pítons ou víboras – apenas jibóias e colubrídeos. As únicas cobras venenosas terrestres em Madagascar têm presas traseiras, capazes de infligir uma mordida dolorosa, mas é improvável que causem muito dano, a menos que sejam capazes de mastigar um apêndice (permitindo que o veneno seja injetado e causando inchaço e possível paralisia). No oceano existem duas cobras marinhas não agressivas, mas altamente venenosas: a cobra marinha de nariz adunco ( Enhydrina schistosa ) e a cobra marinha de barriga amarela ( Pelamis platurus ). O que tudo isso significa é que você tem muito pouco a temer ao caminhar pelo mato de Madagascar.

A presença de jibóias em Madagascar é algo notável, uma vez que seus parentes mais próximos são encontrados no Pacífico Sul e na Bacia Amazônica. Boas são constritores que estrangulam suas presas.

Uma cobra interessante em Madagascar que é muito temida pela população local é a inofensiva “fandrefiala” ( Ithcyphus miniatus ). Os malgaxes acreditam que esta cobra arborícola deixa cair a cauda das árvores enquanto enrijece seu corpo como uma lança para esfaquear pessoas ou gado zebu que passa abaixo. Outra cobra bizarra é a cobra de nariz de lança, Langaha madagascariensis, que imita um galho com seu apêndice nasal incomum.