USO INADEQUADO DE IVOMEC PODE MATAR SEUS PASSAROS
31 de março de 2022Ter um animal de estimação não é uma tarefa simples, principalmente naqueles momentos em que temos que vê-los passando mal de mãos atadas. São nessas situações que muitas pessoas tomam uma decisão precipitada: ao invés de recorrerem a um médico-veterinário, optam pelo uso indiscriminado de medicamentos em cães e gatos, ou seja, medicação sem prescrição de um profissional capacitado. Para piorar essa situação, na maioria das vezes recorrem a medicamentos encontrados em casa, muitas vezes de uso humano.
Esse esforço em minimizar o sofrimento, associado à falta de conhecimento, pode ser extremamente nocivo à saúde de cães e gatos. O uso indevido de medicamentos pode levar o animal a um quadro de intoxicação, mascarar os sinais clínicos de uma doença mais grave ou ainda piorar o estado do animal, podendo até levá-lo à morte.
Os animais possuem uma resposta farmacológica diferente dos seres humanos, um remédio que é inofensivo à nossa espécie pode fazer muito mal a cães e gatos. Casos de intoxicação, alergias ou reações adversas a determinados remédios que são inofensivos aos humanos ou à outras espécies (bovinos, equinos, etc.) são comuns na rotina clínica.
Gatos são mais sensíveis e apresentam grande intolerância a medicamentos que são usados sem maiores problemas em cães e humanos. Alguns medicamentos podem ser fatais, pois alguns princípios ativos têm seu uso proibido em passaros