VIA SACRA – VALE DO PARAÍSO BA (ultima estação – áudio)

20 de julho de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Se você também quer uma vida no campo, tranquila, sentir a brisa fresca da manhã e acordar ao som de passarinhos, então veio ao lugar certo.

Como é morar no campo?

Existe atualmente uma tendência global de retorno à vida no campo. Mas, por quê? A pandemia de COVID-19 deixou muito clara a necessidade de um estilo de vida mais saudável, assim como também demonstrou que existe vida além do escritório. Pela primeira vez na história, milhares e milhares de pessoas passaram a desempenhar suas atividades profissionais remotamente, no conforto de suas casas. E é justamente essa mudança no estilo de vida um dos maiores responsáveis por esse desejo cada vez maior de morar no campo. Acordar com o som dos passarinhos cantando, com o sol batendo devagar na janela e com um café fresquinho para apreciar devagar é apenas uma das sensações de como é morar no campo. Quem tem filhos, pode aproveitar a vida no campo para criar as crianças com maior liberdade, em contato com a natureza e com um estilo de vida menos frenético. Morar no campo é como estar em férias permanentes. No entanto, essa experiência pode não ser para todo mundo. Para descobrir se a vida no campo é para você, descubra a seguir as principais vantagens e desvantagens de morar no campo. Acompanhe:

Quais as vantagens de morar no campo?

Mais saúde

Quem sofre com pressão alta, dor de cabeça, cansaço e problemas respiratórios, por exemplo, pode encontrar uma qualidade de vida muito melhor vivendo no campo. Isso graças ao ritmo de vida mais calmo, o contato com a natureza e os índices quase zero de poluição.

Alimentos orgânicos acessíveis

Imagina a possibilidade de consumir alimentos orgânicos fresquinhos e a preços bem mais acessíveis do que na cidade grande? Com a vida no campo isso é super possível. Além da possibilidade de comprar esses alimentos diretamente com o produtor, você ainda pode cultivar muitas coisas na sua própria casa, uma vez que a maioria dos imóveis rurais possui uma área verde prontinha para receber uma horta e um pomar.

Menos estresse

A vida no campo é infinitamente menos estressante do que a vida na cidade. Em cidades rurais não existe congestionamento, buzinas no meio da noite, carros de som ou barulho de obra. Tudo isso impacta positivamente no seu humor, ajudando a eliminar o estresse que, além de ser prejudicial à saúde mental, ainda traz malefícios ao corpo, com sintomas como pressão alta e dor de cabeça.

Maior contato com a natureza

Se você é do time que ama a natureza, então morar no campo é a possibilidade perfeita de estar cercado de verde. Você pode pisar descalço na terra, tomar banho de rio ou cachoeira, contemplar o céu limpo e estrelado, ver o nascer e o por do sol, ouvir o som dos pássaros e ainda ter contato com animais silvestres.

Mais segurança

Assaltos, furtos, homicídios, tráfico de drogas e todo tipo de violência é muito menor no campo do que na cidade grande. Grande parte disso se deve a baixa densidade populacional. Outro fator que contribui para a redução da criminalidade no campo é o senso de coletividade que impera no ambiente. No campo, todo mundo se conhece e se alguém com más intenções chegar por perto rapidamente será notado pela população.

Mais liberdade

Morar no campo é viver uma vida com mais liberdade para fazer o que quiser, longe das cobranças e das imposições sociais. A vida no campo também passa mais devagar, o que te permite ter mais tempo livre e disponível para fazer aquilo que você mais gosta.

Mais privacidade

Sabe aquela visão de casas coladas umas nas outras típicas das grandes cidades? Isso não acontece no campo. As casas são mais afastadas, o que automaticamente proporciona maior privacidade aos seus moradores. Nada de olhares intrusos pela janela, por exemplo.

Custo de vida menor

Morar no campo é mais barato do que morar na cidade. A começar pelo preço dos imóveis, seja para comprar ou alugar. Mas não é só nisso que a vida no campo leva vantagem. O custo de vida de modo geral tende a ser mais em conta, desde o gasto com mercado até em serviços, como cabelereiro, manicure ou mecânico.

Mais socialização

A vida nos grandes centros urbanos é um convite a individualização. Hoje em dia quem mora em cidade grande mal conhece os vizinhos. Já no campo, a vida é muito mais sociável, apesar da cidade ser pequena. As pessoas se conhecem, convivem, frequentam os mesmo espaços e se auxiliam mutuamente, retomando o senso de coletividade tão importante nos dias atuais.

Mais espaço

Morar no campo é sinônimo também de mais espaço e amplitude. As casas são maiores, mais arejadas, geralmente com quintal e jardim. As ruas também costumam ser mais espaçosas. Isso sem falar nas praças e parques que garantem essa extensão de espaço da própria casa.

filhotes golden retriever para comprarProcurando um Golden Retriever?

Estamos há mais 10 anos trabalhando nas melhores matrizes genéticas da raça. Todos nossos cães tem certificação e pedigree e as melhores características da raça. Clique saiba mais.






Registro em áudio da Via Sacra que teve lugar no distrito de Vale do Paraíso, Seabra BA, gravação realizada por Luan Fideles no ano de 2015.

Segundo Luan, esta Via Sacra no povoado tem mas de dois séculos e vem sendo passada através de gerações; isso ele descobriu com dona Brasilina F. Rosa de Jesus, sua bisavó.

Abaixo, o texto que Luan me enviou por Whatsapp, explicando com suas palavras, como acontece a Via Sacra em Vale do Paraíso:

“As estações da Via Sacra que tem na Antiguissima Cartinha da doutrina Cristã são as 14 e os passos dolorosos que Jesus deu na sua Sagrada Paixão, terminando cada estação canta o Cantido tbm diferente desses canticos de hoje, e falamos batendo no peito : Arrepende pecador grades pecados tem cometido a Deus, pecamos Senhor tem nos peitos misericordia de nos, levantando se dis Bendita e louvado seja a sagrada Paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo Amém, indo pra outra estacão reza o Padre nosso e Ave Maria, chegando na proxima estação q é uma Cruz falase: Glória ao Pai e de Filio e do Espirito Sanctus, Deus te salve cruz preciosa quem te ampara pois por te mim redimio. Amém

Terminando todas as estações vamos para os Passos que são Sete
18/06/15 09:37:52: Luan Fidelis Bahia: Quando termina os passos Maria Fidelis reza a Ladainha em Latim, depois Juaquim Beato pede os três pai Nosso pra as Almas e a Sagrada Morte Paixão e o outro pelos que já Rezaram na Quela Via Sacra, Biano, Dué, Miguezão e os outros tudo

Depois tem o oferecimento da Via Sacra, que eu já lhe enviei pois o Canto da Mãe Dolorosa e por ultimo o Bendito da Paixão que pede o Senhor Deus

A nossa Via Sacra são sete uma na Quarta que é dos Homens 3 na quinta que é uma das Mulheres e homens depois ajunta todo mundo e faz a 3
Na Sexta Feira a mesma coisa

E os rezadores da Via são: Zezinho de Arabela, Nilson, Juaquim Beato, Abelino, Maria Fidelis, Carmozina, Olinda, Valdecino e Eu…
Lembrei desses… Os ativos”

Luan Fideles entrou em contato comigo à partir de um vídeo sobre Terço Cantado, de minha autoria, manifestação esta que existe também em sua região. Desde então começamos a trocar figurinhas pelo whatsapp, ele me mandando fotos e arquivos dos registros de audio e video que ele faz com seu celular e eu indicando outros vídeos meus sobre cultura popular.

Luan trabalha em uma floricultura, não é pesquisador. Faz os registros informalmente e porque acha importante, porque vê, com tristeza, que estão desaparecendo estas manifestações populares.

Foi interessante ver, através do material que Luan me enviou, a mesma manifestação folclórica aqui do Vale do Paraíba, mas com “sotaque” bahiano. São recomendas de almas, folias de reis e terços cantados, todos com sabor de nordeste.

Porque Luan me mandava somente registros sobre manifestações do catolicismo popular, imaginei que ele fosse estritamente católico. Aos poucos fui descobrindo que Luan é mais eclético e seu interesse se estende para todas as manifestações da cultura popular e que só não faz registro de outras manifestações porque elas não ocorrem em sua região.

No meio de uma conversa, ele me revelou que é rezador, seguindo a tradição de seu avô. O mais surpreendente é que Luan tem apenas 17 anos e vem realizando estes registros desde seus 15 anos!

Este é o terceiro registro em áudio que publico no YouTube com material fornecido por ele. Espero que sejam os primeiros de uma série.