VIA SACRA – VALE DO PARAÍSO BA (ultima estação – áudio)
20 de julho de 2022Registro em áudio da Via Sacra que teve lugar no distrito de Vale do Paraíso, Seabra BA, gravação realizada por Luan Fideles no ano de 2015.
Segundo Luan, esta Via Sacra no povoado tem mas de dois séculos e vem sendo passada através de gerações; isso ele descobriu com dona Brasilina F. Rosa de Jesus, sua bisavó.
Abaixo, o texto que Luan me enviou por Whatsapp, explicando com suas palavras, como acontece a Via Sacra em Vale do Paraíso:
“As estações da Via Sacra que tem na Antiguissima Cartinha da doutrina Cristã são as 14 e os passos dolorosos que Jesus deu na sua Sagrada Paixão, terminando cada estação canta o Cantido tbm diferente desses canticos de hoje, e falamos batendo no peito : Arrepende pecador grades pecados tem cometido a Deus, pecamos Senhor tem nos peitos misericordia de nos, levantando se dis Bendita e louvado seja a sagrada Paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo Amém, indo pra outra estacão reza o Padre nosso e Ave Maria, chegando na proxima estação q é uma Cruz falase: Glória ao Pai e de Filio e do Espirito Sanctus, Deus te salve cruz preciosa quem te ampara pois por te mim redimio. Amém
Terminando todas as estações vamos para os Passos que são Sete
18/06/15 09:37:52: Luan Fidelis Bahia: Quando termina os passos Maria Fidelis reza a Ladainha em Latim, depois Juaquim Beato pede os três pai Nosso pra as Almas e a Sagrada Morte Paixão e o outro pelos que já Rezaram na Quela Via Sacra, Biano, Dué, Miguezão e os outros tudo
Depois tem o oferecimento da Via Sacra, que eu já lhe enviei pois o Canto da Mãe Dolorosa e por ultimo o Bendito da Paixão que pede o Senhor Deus
A nossa Via Sacra são sete uma na Quarta que é dos Homens 3 na quinta que é uma das Mulheres e homens depois ajunta todo mundo e faz a 3
Na Sexta Feira a mesma coisa
E os rezadores da Via são: Zezinho de Arabela, Nilson, Juaquim Beato, Abelino, Maria Fidelis, Carmozina, Olinda, Valdecino e Eu…
Lembrei desses… Os ativos”
Luan Fideles entrou em contato comigo à partir de um vídeo sobre Terço Cantado, de minha autoria, manifestação esta que existe também em sua região. Desde então começamos a trocar figurinhas pelo whatsapp, ele me mandando fotos e arquivos dos registros de audio e video que ele faz com seu celular e eu indicando outros vídeos meus sobre cultura popular.
Luan trabalha em uma floricultura, não é pesquisador. Faz os registros informalmente e porque acha importante, porque vê, com tristeza, que estão desaparecendo estas manifestações populares.
Foi interessante ver, através do material que Luan me enviou, a mesma manifestação folclórica aqui do Vale do Paraíba, mas com “sotaque” bahiano. São recomendas de almas, folias de reis e terços cantados, todos com sabor de nordeste.
Porque Luan me mandava somente registros sobre manifestações do catolicismo popular, imaginei que ele fosse estritamente católico. Aos poucos fui descobrindo que Luan é mais eclético e seu interesse se estende para todas as manifestações da cultura popular e que só não faz registro de outras manifestações porque elas não ocorrem em sua região.
No meio de uma conversa, ele me revelou que é rezador, seguindo a tradição de seu avô. O mais surpreendente é que Luan tem apenas 17 anos e vem realizando estes registros desde seus 15 anos!
Este é o terceiro registro em áudio que publico no YouTube com material fornecido por ele. Espero que sejam os primeiros de uma série.